Método de construção mais eficiente de janelas e portas

Panorama tecnológico
O sistema construtivo de alvenaria estrutural tem sido cada vez mais utilizado em habitações de interesse social, por aliar vantagens financeiras a um desempenho geralmente adequado da edificação. Entretanto têm-se verificado diversas manifestações patológicas relacionadas a este sistema construtivo. Dentre estas, os problemas relacionados às esquadrias (portas e janelas) e seu entorno representam uma preocupação constante, já que interferem diretamente no conforto e qualidade de vida.

Elemento Integrado de Construção

Descrição da tecnologia
A tecnologia é uma solução inovadora constituída por um elemento integrado de construção compreendendo verga (1), contraverga (2), montante (3), e, opcionalmente, trilhos (4), que servem como um molde para a produção dos componentes utilizando concreto reforçado com fibras de vidro.

Problema resolvido
Melhora a qualidade da construção e propicia ganhos econômicos tanto na mão de obra de execução e manutenção, quanto no custo dos materiais.

Vantagens
– Facilidade de projeção;
– Espessura de material projetado sobre a forma dos elementos é bastante uniforme e permite um controle de qualidade eficiente;
– Possibilidade de mecanização e automatização do processo;
– Facilidade de desmolde. O desmolde para a utilização do elemento integrado ocorre com a abertura da forma, sem dificuldades e sem o risco de danificar o componente que está sendo desmoldado.

Aplicações
– Construção civil;
– Portas e janelas.

Estágio de desenvolvimento (TRL – Technology Readiness Level)

Status da tecnologia
Pedido de patente depositado no INPI.

Inventores
José Alberto Azambuja
Luis Carlos Bonin
Denise Carpena Coitinho Dal Molin
Angela Borges Masuero

Visite nosso laboratório (clique no logo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *