Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Inscrições abertas para cursos de artes online

Inscrições abertas para cursos de artes online

O Programa de extensão Histórias e Práticas Artísticas oferece atividades sobre moda brasileira, desenho e colorir fotografias com aquarelas
08/10/2021 18:00

O programa de extensão Histórias e Práticas Artísticas, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, está com inscrições abertas para novos cursos de artes, em formato virtual, nos meses de outubro e novembro. A programação conta com a oferta de atividades teóricas e práticas, voltadas a pessoas de todas as idades, com ou sem iniciação em arte.

'Colorindo fotografias com aquarelas especiais',  ministrado pela artista Rochele Zandavalli, enfatiza a aplicação de cor através de aquarelas próprias para fotografia. Trata-se de uma técnica acessível, lúdica e inspiradora, e que expande possibilidades misturando processos digitais e analógicos, fotográficos e pictóricos. Os encontros acontecem às quintas-feiras, dias 21 e 28 de outubro e 4 de novembro, das 18h às 20h.

Moda é o tema do curso 'Percursos da moda brasileira – entre artes, tropicalismos e consumo'. A pesquisadora Ana Carolina Acom abordará a história da moda brasileira a partir do século XX, desde o importar da moda europeia para o Brasil, passando pelos flertes com as artes. O foco do estudo é uma visão a partir da moda hegemônica do país, trazendo características do consumo e produção. As aulas acontecem nos dias 22 e 29 de outubro e 05, 12 e 19 de novembro, das 16h às 18h.

Para as pessoas com interesse em desenho, a opção é o curso 'Práticas experimentais em desenho', com a artista visual Claudia Hamerski. A atividade propõe a prática artística centrada na exploração da linguagem do desenho, experimentação das possibilidades e especificidades da linguagem, usos de materiais e suportes comuns ao desenho e investigação de usos não convencionais do desenho com vistas ao desenvolvimento de uma prática autônoma. Serão realizados quatro encontros às terças-feiras, dias 9, 16, 23 e 30 de novembro, das 9h30 às 11h30.

No site do Histórias e Práticas Artísticas, estão disponíveis as informações completas sobre os três cursos, bem como valores e materiais necessários. Os formulários eletrônicos de inscrição encontram-se na página ufrgs.br/historiasepraticasartisticas/inscricoes. Todas as atividades serão certificadas pela UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul