Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias UFRGS tem 21 cursos classificados no QS World University Ranking by Subject 2022

Universidade teve número recorde de cursos listados. Em destaque estão as subáreas de Odontologia, que figura entre na posição 51 - 70 no mundo, e Farmácia e Farmacologia, em 151-200
06/04/2022 11:38

QS World University Rankings by Subject divulgou os resultados de sua avaliação anual dos cursos universitários por áreas de conhecimento. Em sua 12ª edição, 1.543 instituições do mundo todo foram avaliadas, sendo 32 brasileiras, em relação a 51 disciplinas (cursos) em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades; Engenharia e Tecnologia; Ciências da Vida e Medicina; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Administração.

A UFRGS teve 21 cursos classificados conforme os critérios de análise, ultrapassando o ano anterior, quando 17 cursos foram classificados. Nesta edição quatro cursos entraram no ranking, são eles: Odontologia, Psicologia, Matemática e Direito. Novamente os destaques foram os resultados nas Ciências da Vida e Medicina (272ª posição geral e 4º colocado no país) e nas Artes e Humanidades (395ª posição geral e 5º colocado no Brasil). Nesses âmbitos distinguiram-se as subáreas de Odontologia (posição 51-70), Farmácia e Farmacologia (151-200), Linguística (201-250), Medicina (201-250), Psicologia (251-300) e Línguas Modernas (251-300). Outras subáreas destacadas, que figuram entre 201-250 são Sociologia, Meio Ambiente e Agricultura e Silvicultura.

As classificações das demais áreas foram: Ciências Naturais (401-450º, 5º no Brasil), Engenharia e Tecnologia (451-500º, 7º no Brasil), e Ciências Sociais e Administração (451-500º, 6º no Brasil). "Os cursos da área da saúde se saíram muito bem, incluindo o de Psicologia, já os de Matemática e Direito alcançaram posições de destaque. O curso de Odontologia está entre os quatro melhores do país. Isso consagra os esforços de pesquisadores, professores, estudantes, e a comunidade acadêmica como um tudo", diz Soraya Tanure, secretária de Avaliação Institucional (SAI).

A secretária ressalta o contentamento com o resultado do ranking uma vez que ele reforça os esforços que a Universidade deposita na pesquisa, no ensino, na extensão, na governança e na inovação. “Os rankings acabam refletindo, de uma forma parcial, os nossos esforços. Estamos felizes com o resultado do QS, uma vez que a UFRGS vem a cada ano crescendo na maioria dos rankings internacionais e valida a posição da UFRGS como uma das melhores universidades do nosso país”, diz ela, explicando que os "quesitos apontados em cada ranking permitem à Universidade observar o que está bom e o que pode ser melhorado”.

O levantamento é o maior do tipo no mundo e considera os seguintes critérios: reputação acadêmica, reputação por parte do empregador, citações de pesquisa por artigo, produtividade e impacto das publicações, sendo que o maior escore da UFRGS foi no indicador 'citações por artigo'. As posições obtidas pela UFRGS em cada campo de conhecimento e curso podem ser conferidas no site do ranking https://www.topuniversities.com.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul