Universidade obteve o conceito máximo do MEC e melhorou a nota contínua em relação ao ano anterior

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram ontem, 28 de março, os resultados do Índice Geral de Curso (IGC) relativos ao ano de 2021. Com pontuação de 4,349, em uma escala que vai de um a cinco, a UFRGS atingiu novamente a faixa máxima do IGC – 5, o que posiciona a instituição como segunda melhor universidade federal do país e terceira melhor universidade.

De acordo com a secretária de Avaliação Institucional Soraya Tanure, é importante observar além da posição absoluta, uma vez que ano após ano a UFRGS tem melhorado seus índices no IGC contínuo: 4,2971 (2019); 4,30049 (2020); 4,349 (2021). “Para que a nota do IGC aumente em 0,1 pontos, muito precisa ser realizado internamente. Por isso, cada décimo deve ser comemorado. Trata-se de um trabalho conjunto, que envolve tanto as Pró-Reitorias, quanto as Unidades Acadêmicas. No que tange em específico as Unidades Acadêmicas, precisamos destacar os excelentes resultados do Enade”, enfatiza. Todos os cursos que realizaram o exame em 2021, mantiveram ou aumentaram sua faixa de classificação (referente ao período 2017-2018-2019), atingindo notas 4 ou 5 (nota máxima). “Ao estabelecer a cultura de avaliação em nossa Universidade e ao compreender quais os critérios de avaliação de cada indicador, os gestores – e diretores das Unidades – podem conduzir suas ações, fomentando o processo de melhoria contínua”, aponta a secretária.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lidera a lista das universidades com IGC contínuo de 4,476, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ocupa a segunda posição com o melhor IGC – 4,368 – entre as federais. Além das instituições já citadas, possuem os melhores IGCs, na sequência: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quarta melhor, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como quinta melhor. Todas as instituições classificadas entre as dez melhores do país são universidades públicas.

As 10 melhores
UniversidadeIGC contínuo
Unicamp4,476
UFMG4,368
UFRGS4,349
UFABC4,211
UFSC4,197
UNIFESP4,188
UNESP4,161
UFRJ4,138
UFV4,116
UFSCAR4,081
Avaliação
O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado da avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) do Brasil. O seu objetivo é expressar, por meio de uma nota única, a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por determinada instituição de ensino superior. Para isso, são considerados aspectos relacionados à infraestrutura das instalações, às tecnologias oferecidas, aos recursos e metodologias adotados para o ensino, bem como à qualidade do corpo docente.
Além do IGC, o MEC e o Inep apresentaram dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), relativos a 2021. Os indicadores servem, entre outras coisas, de referência para a definição de políticas públicas.

Fonte? Site da UFRGS, 29/03/2023

Categorias: Avaliação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Localização

A SAI é a Secretaria de Avaliação Institucional da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Secretaria de Avaliação Institucional – SAI
Endereço: Av. Paulo Gama, 110 – Prédio da Reitoria – 7º Andar – Campus Centro
Bairro Farroupilha – Porto Alegre/RS 
CEP: 90040-060

(51) 3308-3202

secsai@sai.ufrgs.br