
A avaliação institucional é vista na UFRGS como um processo que permite aos gestores o planejamento de ações que visem à melhoria da qualidade institucional. A avaliação institucional contribui para demonstrar à sociedade o desempenho da Universidade em diferentes dimensões, e serve como um referencial para que a qualidade da UFRGS possa ser conhecida, inclusive em parâmetros de comparação com outras instituições nacionais e internacionais.
A Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) é um órgão da Administração Central, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor.
A SAI, conjuntamente com a CPA e os NAUs, compõem a estrutura de Avaliação da UFRGS, tendo suas atribuições definidas na Decisão CONSUN 184/2009.
A SAI é responsável por coordenar e articular as diversas ações de avaliação desenvolvidas na Instituição, através dos seguintes setores: o Núcleo de Regulação, responsável pelo acompanhamento dos processos de regulação dos cursos de graduação; e o Núcleo de Avaliação, responsável pela implementação de sistemáticas de avaliação estabelecidas pela CPA, pela logística de preparação à realização de exames como o Enade, pelo acompanhamento de rankings nacionais e internacionais. Há um setor em construção, denominado Núcleo de Autoavaliação, que trabalha com a sistematização e publicação de dados de autoavaliação institucional, e com o acompanhamento, orientação e apoio aos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs).

Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI)
O RAAI é composto por dois volumes: o primeiro elaborado pelos órgãos da Administração Central da Universidade; e o segundo, referente às Unidades Acadêmicas, conforme o trabalho realizado pelos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs). Ambos são elaborados em conformidade com o que determina a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES, nº 65, de outubro de 2014, e a Lei 10.861/2004, sob liderança e coordenação da SAI e da CPA.
O RAAI em seu Volume 1 apresenta reflexões de autoavaliação dos órgãos da Administração Central da Universidade, suas principais ações durante o ano, considerando os objetivos do PDI, potencialidades e fragilidades, bem como as perspectivas futuras. Da mesma forma, em seu Volume 2, o RAAI abrange a autoavaliação sobre ações de avaliação desenvolvidas pelos Núcleos de Avaliação das Unidades (NAUs), bem como sobre as ações de melhoria promovidas pelos gestores a partir dessas iniciativas e diagnósticos de avaliação apresentados pelos Núcleos.
Ambos volumes abordam, como prevê a legislação, uma reflexão autoavaliativa que inclui as dez dimensões estabelecidas pelo SINAES. De forma geral, o documento revela a grande diversidade de atividades desenvolvidas pela UFRGS na sua relação com as comunidades interna e externa.
A missão da Instituição, como promotora de transformações na sociedade por meio da excelência acadêmica e do compromisso social, está evidenciada em todo o conteúdo do RAAI. Para conferir a última edição, assim como, a de anos anteriores dos volumes do RAAI, clique no botão abaixo.
O processo de Avaliação na UFRGS

Confira no botão abaixo algumas das publicações organizadas pela SAI ou as notícias de avaliação.