Reunião com a SUGESP sobre Flexibilização


No dia 31 de maio às 10 horas a CIS reuniu-se com a SUGESP para tratar da Flexibilização da Jornada de Trabalho.

Presentes pela CIS: Ângela, Conceição, Cris, Dica, Patrícia, Rafael Berbigier, Rui, Sílvio

Presentes pela SUGESP: Marília e Marcelo

Conceição iniciou manifestando que a CIS havia solicitado a reunião com o Reitor que encaminhou a demanda para a SUGESP, colocou ainda que é essencial que o reitor conheça os membros da CIS.

Marília se manifestou em seguida dizendo que a SUGESP não tinha competência para tratar do tema “Flexibilização da Jornada de Trabalho”, e que o Reitor havia pedido para ela receber a CIS, ouvir as reivindicações e depois encaminhá-las ao gabinete.

SUGESP:

  • Marília manifestou entender que teletrabalho e flexibilização são diferentes, não são incompatíveis e inclusive são complementares.
  • Marília afirmou que a posição do Reitor é:  primeiro resolver a questão do Teletrabalho (Programa de Gestão e Desempenho) e depois tratar da flexibilização da jornada de trabalho.

Membros da CIS colocaram:

  • Necessidade de recomposição imediata e retomada dos trabalhos da COMFLEX.
  • Posição da SUGESP favorável a que os setores que estavam flexibilizados antes da suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia, retornem as atividades presenciais com o mesmo sistema de trabalho. E naqueles em que ocorreu alteração na equipe, que haja atualização do quadro e retomem a flexibilização também de imediato.

Encaminhamentos da SUGESP:

–           Levará ao reitor a urgência da recomposição da COMFLEX

–           Levará ao reitor a necessidade de retomar as atividades da COMFLEX

–           Irá responder o processo que fala sobre análise da flexibilização da jornada à luz da IN 65, encaminhando a necessidade da retomada da COMFLEX para análise do processo.

A CIS entende e reafirmou durante a reunião que a recomposição e a retomada dos trabalhos da COMFLEX são fundamentais e urgentes, mas que os setores que se encontravam com jornada de trabalho flexibilizada que deveriam ter os processos de renovação analisados durante o período excepcional da Pandemia não podem esperar pela recomposição e retomada dos trabalhos da COMFLEX para terem os processos analisados, além dos prejuízos aos colegas este intervalo entre a análise e a renovação dos processos e a retomada da jornada flexibilizada acarretará prejuízos desnecessários e irresponsáveis no atendimento ininterrupto por 12 horas aos usuários.