Mobilidade Acadêmica

Realizar um período de estudos em uma instituição estrangeira proporciona uma experiência singular ao aluno de graduação. O contato e a interação com uma cultura distinta, aliados à imersão em um ambiente acadêmico com métodos e sistemas diferentes dos utilizados na UFRGS, possibilita um crescimento pessoal único e modifica modos de pensar e agir de todo estudante, além de ampliar o leque de oportunidades tanto na vida acadêmica, quanto na carreira profissional. Por esse motivo, a UFRGS disponibiliza, passo a passo, as informações necessárias, a todos os estudantes interessados em completar um período de estudos numa universidade estrangeira.

A Mobilidade Acadêmica se diferencia da modalidade Discente Visitante pela existência prévia de convênio formalizado entre a UFRGS e Instituições de Ensino Superior, nacionais e estrangeiras, as quais deverão ser reconhecidas. O discente desta modalidade terá vínculo especial e temporário com a Universidade, sendo-lhe designado uma Comissão de Graduação (COMGRAD do ICTA) como instância responsável pela sua vida acadêmica durante o seu período de permanência. 

Ao discente em Mobilidade Acadêmica será designado um professor tutor, com a finalidade de assessorá-lo e propor um plano de estudos a ser aprovado pela sua Comissão de Graduação, consultados os Departamentos envolvidos. Ao discente em Mobilidade Acadêmica é garantida vaga nas Atividades de Ensino constantes no plano de estudos aprovado pela Comissão de Graduação, sem prejuízo das vagas destinadas aos discentes regulares da Universidade. 

É facultado aos discentes desta modalidade a realização de estágios não-obrigatórios, desde que esta atividade acadêmica conste no plano de estudos do discente e na carta de recomendação das Instituições de Ensino Superior de origem.

Para saber quais editais encontram-se abertos, acesso o link http://www.ufrgs.br/relinter/portugues/menugeral/aluno-ufrgs/editais-abertos .

Requisitos para se candidatar a Mobilidade Internacional

  • Ser aluno de graduação regularmente matriculado em cursos de graduação da UFRGS;
  • O estudante deve ter concluído, pelo menos, 20% dos créditos de seu curso no momento da candidatura (alguns programas exigem porcentagem maior de créditos concluídos);
  • Ter, obrigatoriamente que cursar, após o término da mobilidade, no mínimo um semestre acadêmico na UFRGS para integralização do curso. Ou seja, o estudante não pode estar em semestre de colação de grau no momento da mobilidade.
  • Outros requisitos além desses serão especificados em edital.

Como faço um intercâmbio?

Existem três tipos de intercâmbio: programas com bolsa, programas sem bolsa e independentes. De modo geral, espera-se que o aluno tenha pró-atividade para buscar informações e esteja atento aos editais que a RELINTER publica no link.

Qual é o principal critério de seleção em um programa de intercâmbio?

Cada programa exige uma documentação diferente (e entregá-la completa é requisito  para a seleção). Contudo o histórico acadêmico e a carta de motivação (quando exigida) são os principais critérios para a seleção em um programa de intercâmbio. O primeiro, naturalmente, por se tratarem de intercâmbios estudantis. O segundo, pois os selecionadores têm interesse em conhecer aquele candidato e compreender a sua trajetória acadêmica, profissional e pessoal. Em alguns casos, há entrevistas na seleção. Elas também são muito importantes já que cumprem papel semelhante ao da carta de motivação (conhecer o candidato) além de possibilitar a avaliação do idioma estrangeiro, quando for o caso.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS – BRAFAGRI: através do Programa Brafagri, do qual a UFRGS é parceira via Projeto específico para tal fim, é viabilizada a oportunidade de alunos de graduação dessa Universidade estudarem na França, pelo período de até um ano. A CAPES concede bolsas de “graduação-sanduíche” no exterior para promover a inserção de estudantes das Instituições de Ensino Superior brasileiras e estimular a aproximação das estruturas curriculares nas áreas dos projetos de parceria universitária. 

ESCALA – AUGM: intercâmbio entre Universidades do Grupo AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montevideo – www.grupomontevideo.edu.uy). O ESCALA Estudantil é um programa de intercâmbio para alunos de graduação que já tenham concluído pelo menos 50% dos créditos de seu curso. Consiste na ida de um aluno de um curso da UFRGS para o curso correspondente em determinada universidade, e a vinda de um aluno do curso correspondente da mesma universidade para a UFRGS. As reuniões do Grupo AUGM definem os cursos que cada Universidade irá ter de intercâmbio com cada uma das outras Universidades. A abertura de inscrições tem sido semestral. O Programa oferece alojamento e alimentação gratuitos na Universidade de destino do aluno, além de um auxílio-passagem para o deslocamento até a cidade onde se realizará o intercâmbio.

SANTANDER UAM – Universidad Autónoma de Madrid: intercâmbio entre a UFRGS e a Universidad Autónoma de Madrid – www.uam.es. Alunos de todas as áreas concorrem por um determinado número de vagas (geralmente 6) com bolsa na UAM. O auxílio oferecido é uma quantia mensal para todas as despesas do aluno, além de uma quantia para gasto com as passagens de ida e volta. As inscrições abrem uma vez por ano (abril/maio).

 SANTANDER LUSO-BRASILEIRAS: intercâmbio entre Universidades brasileiras e portuguesas patrocinado pelo Banco Santander. Programa de intercâmbio de um semestre para alunos de graduação de todas as áreas, desde que cursem cadeiras da Universidade de destino que tenham equivalência em seus respectivos cursos de origem. Os alunos concorrem entre si por determinado número de bolsas oferecidas à UFRGS. O auxílio consiste em uma quantia oferecida pelo Santander para auxiliar nas despesas durante todo o período de intercâmbio. Os candidatos devem ter passaporte e abrir uma conta no Banco Santander.

Para saber quais editais encontram-se abertos, acesso o link http://www.ufrgs.br/relinter/portugues/menugeral/aluno-ufrgs/editais-abertos .