- Como acesso o SEI-UFRGS depois de obter a liberação?
Através do site Conecte-se, o usuário deve acessar o SEI-UFRGS e inserir seu login e senha anteriormente cadastrados. Atente para acessar a página correta. A primeira página é o ambiente destinado aos usuários externos, já a segunda é o ambiente destinado aos servidores UFRGS, conforme imagem:

- Sou aluno(a) UFRGS. Preciso solicitar o cadastro de usuário externo para acessar o SEI-UFRGS?
Não precisa solicitar o cadastro, pois os alunos UFRGS têm acesso automático no SEI, não necessitando cadastro prévio para acesso ao Sistema. O acesso dos alunos dá-se mediante ChasqueMail UFRGS. Para ativá-lo ou caso tenha dúvidas, acesse ChasqueMail.
Aluno(a), para acesso ao SEI-UFRGS, leia o Guia rápido.
- Qual o prazo para que meu cadastro seja liberado?
A UFRGS autorizará o credenciamento do interessado para acesso ao SEI-UFRGS em até 05 dias úteis, contados a partir do recebimento da documentação prevista e da verificação da correspondência entre os dados cadastrados e a documentação encaminhada. Fica expresso que este prazo tem seu início a partir do momento em que não houver inconsistências/pendências entre a documentação enviada e os dados cadastrados online.
- Qual meu login e senha?
O login (e-mail) e a senha são definidos pelo usuário externo no momento em que preenche o formulário online: Cadastro de Usuário Externo. Frisa-se que os alunos UFRGS têm acesso automático no SEI, não necessitando cadastro prévio para acesso ao Sistema. (Aluno(a), leia o item 2 deste FAQ).
Note que o sistema diferencia caracteres maiúsculos e minúsculos para o campo “e-mail”, assim não preencha em caracteres maiúsculos, caixa alta. Exemplo: Caso tenha cadastrado o e-mail desta forma: fulano@dominio.com, no momento de acessar o SEI-UFRGS, digite o e-mail em caixa baixa, exatamente conforme cadastrou. Digitando de outra forma, o sistema não reconhecerá seu cadastro.
Jamais envie sua senha para terceiros. Este é um dado que requer sigilo.
- Por quanto tempo tenho acesso ao SEI-UFRGS?
Não há prazo fixado para permanência de acesso ao SEI-UFRGS como usuário externo. O descredenciamento de usuário externo dar-se-á:
I – por solicitação expressa do usuário;
II – em razão do descumprimento das condições regulamentares que disciplinam sua utilização; ou
III – a critério da Administração Central da Universidade, mediante ato motivado.
- Preenchi o formulário online para cadastro de usuário externo e não consigo acessar o SEI. Aparece a seguinte mensagem: “Cadastro pendente”. O que faço?
Certifique-se que encaminhou para a DPG (Equipe SEI) (devido à pandemia, somente via e-mail sei@ufrgs.br), a documentação solicitada para liberação de seu acesso. Salienta-se que o acesso ao SEI-UFRGS não é automático, permanecendo o cadastro pendente enquanto o interessado não enviar sua documentação (Termo de Declaração de Concordância e Veracidade e documento de identificação no qual conste CPF) para análise e posterior liberação de usuário.
- Tenho acesso ao SEI-UFRGS como usuário externo. Quais são as funcionalidades disponíveis?
As funcionalidades disponíveis estarão localizadas no “Menu Principal”, que é a coluna cinza localizada na lateral esquerda da tela, que disponibiliza um conjunto de funcionalidades ao usuário externo, conforme imagem:

As funcionalidades disponíveis são:
– Controle de Acessos Externos: Direciona o usuário para a tela principal do Acesso Externo do SEI-UFRGS, onde são visualizados todos os processos e/ou documentos que foram disponibilizados para acesso;
– Alterar Senha: Permite alterar a senha de acesso ao sistema;
– Pesquisa Pública: Possibilita a pesquisa de informações, documentos ou processos no SEI-UFRGS;
– Peticionamento: Permite que o usuário externo protocolize documentos diretamente no SEI-UFRGS
– Recibos Eletrônicos de Protocolo: Permite que o usuário externo consulte os recibos de protocolização de documentos via peticionamento eletrônico do SEI-UFRGS.
- Recebi e-mail, da DPG (Equipe SEI) (sei@ufrgs.br), de confirmação de liberação de acesso ao SEI-UFRGS. E agora?
Caso tenha a intenção de peticionar processo, leia o item 9 deste FAQ. Caso tenha a intenção de assinar documentos e/ou visualizar processos e/ou documentos de acesso restrito, leia os itens 10 e 11 deste FAQ.
- Como peticionar um processo?
- a. Acesse o SEI-UFRGS;
- b. Selecione a aba “Peticionamento” e após “Processo Novo”;
- c. Escolha entre o rol de processos disponíveis, o processo que deseja iniciar;
- d. Leia com atenção as “Orientações sobre o Tipo de Processo”, disponibilizadas pelo gestor do processo, ou seja, a unidade responsável pelo processo;
- e. Preencha as informações solicitadas, edite o conteúdo do “Documento Principal” e anexe documentos, caso necessário;
- f. Selecione: “Peticionar”;
- g. Conclua o peticionamento assinando eletronicamente, selecionando o Cargo/Função mais próximo da função exercida e inserindo sua senha;
- h. Clique em “Assinar” ou pressione a tecla Enter.
Depois que o processamento do peticionamento é finalizado, o sistema gera automaticamente um Recibo Eletrônico de Protocolo para o usuário externo, que também é incluído no processo.
Em caráter meramente informativo, um e-mail automático é enviado ao usuário externo confirmando o peticionamento realizado, conforme protocolo do Recibo Eletrônico de Protocolo gerado.
- Como identificar quais documentos disponibilizados devo assinar no processo?
Acesse o SEI-UFRGS, inserindo seu login e senha, ou acesse seu e-mail cadastrado.
Aluno(a), para acesso ao SEI-UFRGS, leia o Guia rápido.
Acessando o SEI-UFRGS, o documento disponibilizado estará na aba “Controle de Acessos Externos”.
Esta tela contém uma planilha com a relação de processos que devam receber a assinatura e respectivos documentos.
A unidade que lhe solicitou cadastramento ou solicitou seu acesso no SEI-UFRGS disponibilizará o documento para assinatura, mas a DPG (Equipe SEI) não tem acesso nesta etapa.
Acessando via e-mail cadastrado, o usuário externo receberá um e-mail de notificação contendo um link que dá acesso à página de login do SEI (verifique a caixa de Lixo Eletrônico/spam).
Informações relativas ao processo e aos seus documentos devem ser dirimidas diretamente com a unidade responsável pelo processo.
- Como identificar quais processos e/ou documentos de acesso restrito foram disponibilizados para visualização?
Acesse o SEI-UFRGS, inserindo seu login e senha, ou acesse seu e-mail cadastrado.
Aluno(a), para acesso ao SEI-UFRGS, leia o Guia rápido.
Acessando o SEI-UFRGS, o processo e/ou documento disponibilizado estará na aba “Controle de Acessos Externos”.
A unidade que lhe solicitou cadastramento ou solicitou seu acesso no SEI-UFRGS disponibilizará o processo e/ou documento para visualização, mas a DPG (Equipe SEI) não tem acesso nesta etapa.
Acessando via e-mail cadastrado, o destinatário receberá um e-mail de notificação que contém um link para o processo e a informação da validade da disponibilização de acesso (verifique a caixa de Lixo Eletrônico/spam).
Informações relativas ao processo e aos seus documentos devem ser dirimidas diretamente com a unidade responsável pelo processo.
- Acessei o SEI e não achei o documento para assinar. Como faço? Vai demorar muito?
Leia o item 10 deste FAQ. Para definição de prazos no que se refere à disponibilização de documentos para assinatura, entre em contato com a unidade que lhe solicitou cadastramento ou solicitou seu acesso.
- Meu cadastro de usuário externo está liberado, mas não consigo acessar o SEI-UFRGS. Como proceder?
Acesse o SEI-UFRGS;
Digite o login (e-mail) cadastrado exatamente conforme preencheu no formulário online: Cadastro de Usuário Externo. Atente para não preencher em caracteres maiúsculos, caixa alta). É possível que esteja tentando acessar o SEI utilizado pelos servidores da UFRGS. Neste ambiente não há como os usuários externos utilizarem.
- Efetuei o cadastro de usuário externo de forma equivocada, pois não preciso deste acesso. Como excluir?
Caso tenha solicitado credenciamento de forma equivocada, reporte a situação à DPG (Equipe SEI) via e-mail sei@ufrgs.br. Informe seu nome completo, e-mail cadastrado e solicite a exclusão de seu cadastro. Esta solicitação somente será atendida se remetida pelo e-mail do interessado. Solicitação via terceiros não será atendida.
Esta ação é importante para que não permaneça no SEI cadastros pendentes.
- Esqueci meu login e/ou senha do SEI-UFRGS. O que faço?
Antes de tentar recuperar login e senha, acesse o SEI-UFRGS;
Digite o e-mail exatamente como foi preenchido no formulário online: Cadastro de Usuário Externo. Atente para não preencher com caracteres maiúsculos, caixa alta).
Para recuperar senha, acesse SEI-UFRGS;
Clique na opção “Esqueci minha senha”. Preencha seu e-mail cadastrado e clique em “Gerar nova senha”. As orientações serão enviadas automaticamente para o e-mail.
Somente se o cadastro já estiver liberado será possível recuperá-la.
Caso não apareça a opção “Esqueci minha senha”, é possível que esteja tentando acessar o ambiente dos servidores UFRGS.
- Como acompanhar o andamento do meu processo?
Para acompanhar o andamento do processo, acesse a Pesquisa Pública.
- Posso ter mais de um cadastro de usuário externo?
É vedado ao usuário externo cadastrar-se mais de uma vez no Sistema, para que não haja duplicidade.
- Posso cadastrar dados diferentes no Termo de Declaração de Concordância e Veracidade e no formulário de cadastro online?
Não. É imprescindível a conformidade entre os dados informados no Termo de Concordância e Veracidade e os constantes no cadastro realizado no sistema e nos documentos apresentados. Caso haja qualquer divergência de informação, o cadastro não será liberado.
- Preciso excluir/alterar (e-mail) meu acesso como usuário externo. O que faço?
Reporte a situação à DPG (Equipe SEI), via e-mail sei@ufrgs.br. Informe seu nome completo, e-mail cadastrado e solicite a exclusão/alteração (de e-mail) de seu cadastro. Esta solicitação somente será atendida se remetida pelo e-mail do interessado. Solicitação via terceiros não será atendida.
- Como aprendo a utilizar o SEI-UFRGS?
Para servidores, a Equipe SEI ministra capacitação oferecida periodicamente pela EDUFRGS. Veja se há turmas disponíveis, no site da EDUFRGS.
- O que posso pedir no SEI-UFRGS?
Para usuários externos (pessoas físicas) que participem de processos administrativos junto à UFRGS – independente de vinculação a determinada pessoa jurídica – o SEI-UFRGS possibilita peticionamento e intimações eletrônicos, visualização de processos com restrição de acesso aos interessados e assinatura de contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres.
Não localizou sua dúvida? Entre em contato pelo e-mail sei@ufrgs.br e reporte sua demanda sobre o SEI-UFRGS.