Curso de extensão virtual reúne 130 participantes de 18 estados brasileiros

O cancelamento de atividades presenciais devido à pandemia de covid-19 e a consequente necessidade de proporcionar cursos e eventos a distância fizeram crescer e diversificar o público de algumas iniciativas. Um exemplo é o curso de extensão de GeoGebra, promovido pelo professor Ricardo Misturini, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), e pelos alunos Emanuel Rodrigues Kapczynski e Polyana Perosa, do curso de Matemática. A atividade, que teve seis aulas virtuais no começo de junho, contou com mais de 130 participantes de 18 estados brasileiros.
A proposta original do curso de extensão é que ele fosse presencial e acontecesse no Campus do Vale entre abril e maio de 2020. “Por causa da pandemia, foi preciso convertê-lo em um curso virtual, e isso foi algo muito bom, pois aumentou muito o alcance do evento”, considera Misturini. O encontro final teve a participação especial do professor convidado Diego Lieban, do IFRS – Bento Gonçalves.
O GeoGebra é um software livre de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne geometria, álgebra, gráficos e cálculos simbólicos em um único pacote fácil de usar. A ideia do professor e dos estudantes do IME não era oferecer um tutorial do programa, mas sim apresentar possibilidades do software, mostrando as ferramentas e alguns exemplos. Alguns dos vídeos dos encontros virtuais podem ser acessados no canal do curso no YouTube.
