UFRGS integra pesquisa nacional que investiga ensino remoto e PNA durante a pandemia

A UFRGS é uma das 29 universidades brasileiras participantes da pesquisa interinstitucional “Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 e a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA) pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.
Os pesquisadores das cinco regiões do país têm o objetivo de investigar como a nova política de alfabetização do Governo Federal, lançada em 2019, e o ensino remoto têm chegado aos professores, compreendendo quais desafios estão sendo enfrentados nesse contexto de pandemia.
Nesta primeira fase da pesquisa, professores atuantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estão convidados a preencher um formulário eletrônico, até o dia 15 de setembro.
No Rio Grande do Sul, participam da pesquisa UFRGS, FURG e UFSM, sendo que na UFRGS a coordenação da pesquisa é desenvolvida pela professora Patrícia Camini (Faced). A instituição proponente da atividade é a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
O projeto se torna relevante porque analisa os efeitos do ensino remoto e da PNA nas práticas contemporâneas de alfabetização de crianças, por meio da criação de uma base de dados de alcance nacional, promovendo o diálogo e a formação de professores, pesquisadores e estudantes. Até o momento foram coletadas informações de 11 mil professores de todo o Brasil. Participe você também acessando o formulário em https://bit.ly/3kSqaTY.
