Intervenções marcam os 50 anos de 1968

Os ventos que sopraram na França, e em tantos outros países, em maio de 1968, ainda ecoam no Brasil. Para (re)lembrar as ações que tomaram as ruas fazendo a primeira manifestação global, a rede de pesquisa “Escrileituras da diferença em Filosofia da Educação” instaurou uma série de intervenções no prédio da Faculdade de Educação que reavivam esse momento ocorrido há exatos 50 anos.

Ler mais

Faced inaugura Laboratório de Tecnologia Assistiva

Software de comunicação alternativa, mesa de interação tangível, fantoches eletrônicos e robôs são só alguns dos diferenciais do Laboratório de Tecnologia Assistiva, que será inaugurado no dia 3 de maio, quinta-feira, às 9h30min, no 3º andar da Faculdade de Educação da UFRGS. No local, que presta homenagem à Maria Montessori, médica e pedagoga que dedicou a vida às pessoas com deficiência, há também 15 computadores com nomes de mulheres cientistas.

Ler mais

Doutor Dusik: A educação para romper barreiras

Além de se superar diariamente, Claudio Luciano Dusik, de 41 anos, quer ajudar pessoas com doença ou lesões neurológicas a ter mais autonomia. Foi com esse pensamento que o morador de Esteio, acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, que tem atrofia muscular espinhal (AME), estudou no doutorado as possibilidades para facilitar a comunicação entre o cérebro e o computador.

Ler mais