GT Milton Santos lança ferramenta para inclusão digital
Site facilita aproximação entre a UFRGS e a comunidade na busca de parcerias solidárias para o ensino remoto emergencial

O trabalho conjunto de professores de diferentes áreas, de técnico-administrativos e estudantes no GT Milton Santos, criado em abril, possibilitou oferecer aos alunos da UFRGS uma ferramenta para facilitar o acesso a locais na comunidade que podem ser espaços para o ensino remoto emergencial. Trata-se de um site com mapas que localizam os alunos de graduação da UFRGS (base de matriculados em 2020/1) e os centros comunitários e outros locais disponíveis com computadores e acesso à internet para que os discentes possam acompanhar as aulas no formato virtual. O objetivo é que, por meio de parcerias solidárias com esses locais, os estudantes que não dispõem de computador e/ou conectividade em suas residências identifiquem os espaços mais convenientes para dar andamento aos estudos durante o período de distanciamento social.
Conforme a coordenadora da Coordenadoria de Acompanhamento das Ações Afirmativas (CAF), Denise Jardim, o objetivo é que os estudantes, em situações de bandeira amarela ou laranja conforme o modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado, utilizem espaços protegidos, próximos as suas casas, reduzindo o risco de circulação em transporte público. Denise informa que o site oferece a visualização de bases públicas de inclusão digital já estabelecidas em muitas ações federais e que foram consideradas como potenciais parcerias a serem consolidadas através de uma busca ativa dos envolvidos na produção dessa ferramenta. O site disponibiliza também um questionário online para o primeiro contato com o potencial parceiro. “Esperamos que estudantes, professores e técnicos acessem e sugiram espaços ali situados para que possam ser provocados pela UFRGS”, afirma Denise. A coordenadora da CAF ressalta ainda que “a plataforma se soma ao empenho institucional e visa produzir interatividade e dar visibilidade e reconhecimento a parcerias que a UFRGS venha a consolidar através desse trabalho”.
Notícia relacionada: Grupo de Trabalho busca soluções de conectividade para alunos da graduação
