UFRGS e a Covid-19

2 mil doses de vacina da gripe serão aplicadas no Campus Saúde

< Voltar
Sumário
Porto Alegre, 1º de abril: Vacinação contra gripe no Campus Saúde da UFRGS/ UBS Santa Cecília. Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA.

A Escola de Enfermagem realiza nesta quarta-feira, 8 de abril, das 9 às 12 horas, no Campus Saúde da UFRGS, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a gripe. O público-alvo da ação são idosos a partir de 60 anos, sendo que a imunização seguirá o sistema drive-thru para que todos possam receber a dose sem sair do veículo. O acesso dos veículos se dará pela entrada da Escola de Enfermagem, situada na Rua São Manoel (verifique no mapa AQUI).

Segundo Deise Lisboa Riquinho, professora da UFRGS, foram disponibilizadas 2 mil doses de vacina pela Secretaria Municipal de Saúde, que participa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde. A Universidade é parceira em todos os anos dessa ação, oferecendo a colaboração do seu corpo acadêmico (professores e estudantes) por meio da atuação vinculada à Unidade Básica de Saúde Santa Cecília.

O tipo de vacina fornecida é trivalente, que protege contra três dos principais vírus causadores da Influenza. A estratégia de drive-thru não é comum, mas necessária neste momento de combate ao novo coronavírus. “Temos orientado os idosos a permanecerem em casa, por isso esse mecanismo de vacinação busca reduzir ao máximo a circulação desse público nas ruas. Assim, os idosos farão todo o trajeto dentro do veículo. Evitaremos aglomerações e a caminhada pelas vias públicas”, salienta a professora Deise.

Essa é uma iniciativa que conta com a parceria entre a Escola de Enfermagem da UFRGS, a UBS Santa Cecília, o Hospital de Clínicas e a Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a localização da Escola de Enfermagem da UFRGS:  https://www1.ufrgs.br/infraestrutura/geolocation/index.php?verb=pan&codpredio=21103


Cronograma da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Ministério da Saúde

Nesta primeira etapa, que começou dia 23 de março, estão sendo vacinadas pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde.

Dia 16 de abril inicia a imunização de profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, etc), pessoas privadas de liberdade e caminhoneiros.

A partir do dia 9 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, professores, pessoas com idade entre 55 anos e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas.

O Dia D será em 9 de maio. Neste sábado, postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, em todo o Brasil.

Tags: