UFRGS e a Covid-19

Curso online capacita para enfrentamento de iniquidades em saúde durante a pandemia de Covid-19

< Voltar
Sumário

Formação ministrada por docentes do curso de Saúde Coletiva é gratuita e está disponível na Plataforma Lúmina

Foto: Junior Aguiar SECOM AC

O pensamento crítico sobre as consequências da pandemia de Covid-19 na sociedade brasileira, a partir do campo teórico da Saúde Coletiva, é a proposta do curso “Coronavírus e Iniquidades em Saúde”, já disponível na Plataforma Lúmina da UFRGS: https://lumina.ufrgs.br/course/view.php?id=105. A capacitação, gratuita e totalmente online, conta com 30 horas e é ministrada pelos docentes do curso de Saúde Coletiva Tatiana Engel Gerhardt e Daniel Canavese. O público-alvo é formado por estudantes de graduação e pós-graduação e por profissionais e gestores na área da Saúde.

Segundo Tatiana Gerhardt, o curso foca nas iniquidades em saúde, pois as desigualdades sociais são bem visíveis na sociedade brasileira e no contexto de pandemia elas são mais evidentes: “O curso pensa o lugar central do conhecimento científico para compreender e planejar ações relativas à pandemia. É preciso sair das dimensões clínicas, pois a doença atinge às pessoas individualmente, e as elas não são iguais” ressalta a professora. Ela acrescenta ainda a necessidade de o Estado interferir nessas realidades para contribuir na diminuição dessas desigualdades.

Na proposta, as ciências sociais e humanas cumprem o papel de analisar criticamente as realidades que são fruto das iniquidades em saúde. Segundo Tatiana, “é preciso um olhar mais amplo para as questões. Ir além do biológico e considerar o social, o cultural, o político e o econômico nas políticas de saúde”. Para os organizadores, o curso se coloca como resposta ao chamamento feito às universidades públicas e ao campo da Saúde Coletiva para a contribuição diante da realidade de pandemia. “Nesse momento de crise humanitária, é importante a difusão de conhecimento científico crítico para enfrentar negacionismos, obscurantismos e discursos anticiência. Nós, servidores públicos da universidade, estamos cumprindo nosso papel na sociedade”, reforça.

Módulos
O curso está dividido em três módulos: 1) Coronavírus: questões centrais em tempos de pandemia2) Coronavírus e produção científica crítica frente à pandemia do Covid-19; e 3) Coronavírus e desafios no presente e futuro. Com o cumprimento de todos os módulos, o participante pode receber o certificado. A Plataforma Lúmina é de responsabilidade do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/UFRGS) – Confira outras opções de curso: https://lumina.ufrgs.br/course.

Veja o vídeo de apresentação do curso:

Tags: