UFRGS e a Covid-19

Pesquisadores da UFRGS orientam criadores de gado na venda de terneiros durante a pandemia

< Voltar
Sumário
Foto: Fernando Dias/Seapdr

Acostumados a leilões e feiras, produtores têm que se adaptar a estratégias não presenciais de comercialização

A comercialização de terneiros pelos criadores de gado tem, geralmente, um grande volume nos meses de abril e maio. Essas vendas ocorrem de diversas formas, mas em especial no Sul do Brasil são feitas principalmente em feiras e leilões. Diante das restrições de aglomeração no período de pandemia do novo coronavírus, o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS (NESPro) elaborou o guia Estratégias para venda de terneiros em tempos de crise, com orientações de como agir para se adaptar à nova situação usando outros canais de comercialização.

Leia o guia Estratégias para venda de terneiros em tempos de crise

Segundo o coordenador do NESPro, Júlio Barcellos, assim como restaurantes e lojas estão se adaptando ao período com entregas online, por exemplo, vendedores de terneiros precisam de adequação a essa realidade. “É preciso promover, para além das informações básicas de quantidade e preço, estratégias permanentes de divulgação do que está vendendo e utilização dos diversos canais, como redes sociais, internet, televisão e rádio”, afirma Júlio Barcellos. Ele explica ainda que estratégias como essas já existiam, mas de modo ainda não disseminado.

O guia reforça as informações necessárias para uma boa divulgação e aborda as estratégias de contato entre vendedores e compradores. O material, uma iniciativa do núcleo que já atua há mais de 15 anos na interação entre academia e produtores, tem recebido boa aceitação, sendo, inclusive, recomendado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS. Além desse material, o NESPro está engajado na elaboração de recomendações para trabalhadores do meio rural e em ações solidárias no período da pandemia. Consulte o site: http://www.ufrgs.br/nespro

Confira algumas das dicas:

Tags: