
Contemplada no Edital de Ocupação 2023 do Centro Cultural da UFRGS, a oficina “Arte, Meditação e Criação Coletiva” promove uma ação de encerramento no próximo dia 20 de dezembro, quarta-feira, às 18h. Na ocasião, a ministrante, Mariana Wartchow, convida todos a participarem de uma produção poética coletiva no jardim do espaço cultural da Universidade, a partir das esferas de argila produzidas durante os encontros, que foram queimadas para se tornarem cerâmica e resistirem ao tempo. A ideia é transmitir uma mensagem sobre coletividade na vida e nas artes. A entrada é franca.
Mariana Wartchow é artista visual e ceramista, mestranda no Programa de Pós-graduação em Poéticas Visuais da UFRGS. Seu trabalho traz a arte como instrumento para o contato com a própria natureza, tornando as obras favoráveis para a contemplação no cotidiano, para nos lembrar da nossa relação com o mundo, com os outros e com o nosso mundo interno. Prioriza a utilização de materiais naturais na construção artística, tendo a argila como uma grande aliada nos processos. A partir de práticas pessoais que unem arte e meditação, ela constrói um repertório que pode ser apresentado a outras pessoas, contribuindo para um despertar de sutilezas e convite para parar, desacelerar e experimentar.
Durante quatro encontros da oficina “Arte, Meditação e Criação Coletiva”, no último mês de outubro, Mariana abordou diferentes técnicas cerâmicas, combinadas a processos meditativos. A proposta foi criar um ambiente favorável para uma prática contemplativa, na qual o olhar de cada um se volta para as percepções do corpo e da mente, tanto em relação a si mesmo quanto em uma escuta do grupo.
O Centro Cultural da UFRGS está localizado na Rua Eng. Luiz Englert, 333, no campus central da Universidade.
Foto: Bruna Fraga