Sobre

  • O Departamento de Difusão Cultural é um órgão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolvemos atividades artísticas, por meio de projetos como o Unimúsica (o mais antigo voltado à cena musical no meio universitário no país) e Unifoto (foco em exposições de fotógrafos ligados ao meio universitário, com temáticas variadas). Gerenciamos cinco espaços culturais da UFRGS. São eles: Sala Redenção – Cinema Universitário, Sala Fahrion, Salão de Festas, Galeria Maria Lucia Cattani e, mais recentemente, o Centro Cultural – equipamento cultural completamente remodelado e reinaugurado em 2018. Anteriormente, o Centro Cultural servia como sede da Faculdade de Química. 

  • Nosso contato com o público ocorre por meio de diversas maneiras. Além de projetos próprios, como os referidos Unimúsica e Unifoto, o Departamento de Difusão Cultural tem parcerias com diversas outras instituições. Em 2018, por exemplo, o DDC formalizou parcerias para exposições com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e com o Escritório Consular do Japão em Porto Alegre-RS, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. 

  • O Centro Cultural, por outro lado, oferta ao público externo à universidade a possibilidade de realizar eventos mediante cotas de pagamento e através de seleção de projetos por edital. Na Sala Redenção, as mostras são realizadas principalmente por meio de parcerias. A Aliança Francesa, SESC, Instituto Goethe, RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e Clube de Cinema de Porto Alegre são alguns dos principais parceiros.