SALA

REDENÇÃO

A Sala Redenção – Cinema Universitário é um dos espaços de difusão cinematográfica não-comercial mais antigos de Porto Alegre, tendo sua inauguração em 1987. Com sessões diárias às 16h e às 19h e frequentes debates em sua programação, a sala se projeta como um espaço de formação audiovisual, com uma programação construída com base neste princípio e acesso livre a toda a comunidade porto alegrense.

A programação exibida é feita através de duas maneiras: parte é realizada pelo grupo, através de curadorias construídas coletivamente; temos, também, vários parceiros, que democratizam os olhares e temáticas, enriquecendo o caráter difusor e formador da Sala Redenção. O trabalho continuado de trazer ao público filmes que de outra forma não seriam vistos no contexto de uma sala de cinema tornam a Sala um dos mais relevantes espaços culturais da cidade.

Um dos mais famosos equipamentos culturais da UFRGS, a Sala Redenção é um projeto do reitor Francisco Ferraz. Ele visava construir um Centro Cultural utilizando os prédios históricos do Campus Centro. Para tanto, a primeira destas novas edificações inauguradas foi a Sala Redenção, em 22 de abril de 1987, no prédio que anteriormente abrigava a Biblioteca Central. Seu funcionamento se deu, àquela época, a partir de dois projetores 35 mm que se encontravam originalmente no Salão de Atos. Hoje em dia, abriga o projeto de mesmo nome, com curadoria e coordenadoria ligados ao DDC, para difusão de filmes gratuitos para a comunidade.

Endereço

Rua Eng. Luiz Englert, 333
Campus Centro da UFRGS

Horário

Sessões diárias às 16h e às 19h

PROGRAMAÇÃO

abril

Sem eventos