CENTRO

CULTURAL

Preencha o formulárioConheça nossos espaços

As solicitações de reserva de espaços no Centro Cultural UFRGS deverão ser realizadas com o prazo de, no mínimo, 30 dias antes da realização da atividade. O prazo para resposta ocorrerá em até 10 dias úteis, contados a partir da data da solicitação eletrônica. A resposta será remetida ao endereço eletrônico informado pelo proponente no formulário de solicitação. As informações serão avaliadas e entraremos em contato.

  • Portaria de Valores de utilização dos espaços – Clique aqui para saber os valores
  • Regulamento de uso e funcionamento do Centro Cultural UFRGS – Regulamento do Centro Cultural
  •  O envio do formulário não garante a reserva do espaço. Ela só será efetivada após contato por e-mail, confirmando a reserva.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul está historicamente vinculada ao campo da cultura, desenvolvendo reconhecido trabalho de formação, criação e difusão nessa área. Mantém programas e ações, em diferentes linhas de atuação, que são pioneiras no Brasil, e que fomentam a produção artístico-cultural, bem como ampliam o acesso a ela para públicos diversos, internos e externos à comunidade acadêmica. Essa trajetória está diretamente associada ao conjunto de equipamentos culturais criados e mantidos pela UFRGS. Em 2018, a universidade reafirma a importância de sua atuação nessa área ao inaugurar um novo espaço: o Centro Cultural da UFRGS.

Situado em um prédio histórico do campus central – o antigo Instituto de Química Industrial – inteiramente restaurado, o Centro Cultural possui múltiplos ambientes, cada um deles identificado com nomes de árvores brasileiras, que constituem infraestrutura ideal para abrigar a cultura pulsante na universidade, sempre em relação com a comunidade.

Sua gestão está sob responsabilidade do Departamento de Difusão Cultural (DDC) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, e as ações culturais ali desenvolvidas – exposições, workshops, recitais, espetáculos, debates – já fazem parte da vida cultural de Porto Alegre.

O acervo arquitetônico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) representa uma síntese da trajetória construtiva do Estado nos períodos de 1898 a 1928, e de 1951 a 1964, caracterizando-se como parte importante da memória da sociedade gaúcha e brasileira. Integrante do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul através da Lei Estadual 11.525/2000, em 2008, o edifício passou também a fazer parte do inventário de bens imóveis do patrimônio cultural da cidade de Porto Alegre.

O prédio do antigo Instituto de Química Industrial possui características de estilo eclético, mesclando assim diferentes linguagens arquitetônicas. Com forma rígida, geométrica, sobriedade e predominância de linhas retas, sua fachada frontal possui colunas toscanas e esculturas femininas, em pedestal de balaustrada, representando a Química. As portas e janelas contam com gradis de ferro, todos originais, cujo elemento decorativo serviu de inspiração para construção da identidade visual do Centro Cultural da UFRGS.

Em 2018 é concluída a obra de restauro do prédio do antigo Instituto de Química Industrial. A administração do espaço, até então sob responsabilidade do Setor de Patrimônio Histórico, , passa a ser realizada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade. Em 20 de agosto de 2018 é inaugurado o Centro Cultural da UFRGS. Em novembro do mesmo ano, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS assume a gerência administrativa do equipamento cultural.

ENDEREÇO

Rua Engenheiro Luiz Englert, 333, Bairro Farroupilha, Campus Centro, Porto Alegre-RS

HORÁRIO

8h às 21h de segunda a sexta-feira

 

PROJETOS

Confraria da Ilustração

Confraria da Ilustração

Lixo não é Lixo

Solo Piano

Grafite de Giz

Núcleo da Canção

Sexta Degrau

Cenas Mínimas

PROGRAMAÇÃO

maio

Sem eventos