Diante da impossibilidade de tomar o campus central da Universidade com uma maratona de atividades culturais em meio à pandemia de COVID-19, o Dia da Cultura leva quinze horas de programação até a casa das pessoas. A ação anual, realizada pelo Departamento de Difusão Cultural (DDC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT) da UFRGS, ganhará uma edição virtual no dia 27 de fevereiro, sábado, a partir das 10h, com transmissão pelo YouTube do DDC

Partindo da pergunta “O que é cultura para você?”, lançada pela professora Cláudia Zanatta em uma série de depoimentos, a programação exibe dezenas de trabalhos reunidos sob o princípio da pluralidade e diversidade. São performances, conversas, filmes e oficinas, protagonizadas tanto por alunos e professores da UFRGS quanto por artistas de fora da Universidade e outras instituições. 

A programação audiovisual preparada para este Dia da Cultura é o resultado de múltiplas ações de engajamento, de artistas e parceiros, com participação do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS), Museu da UFRGS, Ponto UFRGS, projeto Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE), Leitura em Voz Alta, Ballet da UFRGS, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Porto Alegre em Cena e Revista Parêntese. 

O Dia da Cultura 2021 encerra a recepção aos calouros promovida pela PROREXT-UFRGS. 

A partir das 10h do dia 27 de fevereiro, acompanhe as 15 horas de programação do Dia da Cultura 2021 no canal do YouTube do DDC-UFRGS!

Não se esqueça de seguir o nosso canal!

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO

MAIS

O que é cultura para você?

O projeto surgiu como uma resposta da professora Cláudia Zanatta, do Instituto de Artes da UFRGS, ao convite do DDC para que ela participasse do Dia da Cultura. Pensando sobre o que entendia ser cultura, perguntou-se sobre como essa palavra tão plural soaria e ressoaria também para outras pessoas. A partir desse desejo de escuta e de partilhar sentidos, foi feita uma pergunta a cada um dos participantes dos vídeos que serão apresentados: “O que é cultura para você?”. São as respostas, reflexões, intuições e expressões o que vamos encontrar nos vídeos, os quais trazem um pouquinho de um panorama polissêmico a partir de falas oriundas de distintos locais do país.

PROGRAMAÇÃO

COMO FOI O DIA DA CULTURA DE 2019