Documentários e ficções sobre Woodstock são exibidos na Sala Redenção

Por 9 de agosto de 2019dezembro 21st, 2020Sem comentários

Em 15, 16 e 17 de agosto de 1969, 500 mil pessoas se reuniam em uma fazenda no interior do estado de Nova York para celebrar a paz, o amor e a liberdade em meio a um contexto histórico de ascenção do “american way of life”, da guerra e da violência. O movimento de contracultura se espalhava pelo país norte-americano e o Movimento Hippie protagonizava e impulsionava a luta pela não-violência. Esse era o contexto do Woodstock, festival que completa 50 anos na próxima semana e que é tema de um ciclo de filmes na Sala Redenção. Além de marcar a história do mundo, escancarando as contradições e injustiças por meio da música – principalmente do Rock -, o festival conseguiu provocar uma série de produções cinematográficas sobre o assunto. Um dos longas escolhidos para integrar a Mostra Woodstock é o memorável Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música, um documentário de 225min que traz imagens icônicas de figuras como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez, Crosby, Stills, Nash & Young e revela de perto momentos importantes dos 3 dias do evento, considerado um marco do movimento hippie, desde a montagem das estruturas até a limpeza.

A programação da próxima semana conta, ainda, com a exibição do filme Assassinato no Expresso Oriente, uma adaptação audiovisual da obra da escritora Agatha Christie.  A trama parte do misterioso assassinato de Ratchett, interpretado por Johnny Depp, passageiro de um luxuoso trem. Após o ocorrido, o detetive Hercule Poirot, que também estava a bordo, precisa correr contra o tempo para resolver o caso. A sessão acontece no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h, e faz parte do projeto CineDHebate Direitos Humanos, uma parceria entre a Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS e a Sala Redenção. Após o término do longa-metragem, haverá um debate com integrantes do projeto e convidados.

Em 15 de agosto, às 19h, o Cinemas em Rede discute o documentário A parte do Mundo que me pertence, com presença online do diretor da obra, Marcos Pimentel. O Cinemas em Rede é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cidadania e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com exibições de filmes em diversas universidades pelo Brasil, a sessão desse mês será seguida de um debate na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o diretor do longa, transmitido por webconferência na Sala Redenção.

Programação

Confira a programação (todas as sessões acontecem na Sala Redenção – Rua Luiz Englert, 333, Porto Alegre-RS):

16h: Gimme Shelter (Mostra Woodstock)

Dir. Albert Maysles, Charlotte Zwerin e David Maysles | Estados Unidos | Documentário | 1970 | 90 min

Após o sucesso absoluto do festival de Woodstock, a banda Rolling Stones decidiu, poucos meses depois, repetir o êxito em um novo show gratuito de rock para o público. O show, porém, tornou-se inesquecível não tanto pela paz e amor de seu antecessor, mas sim pelas brigas e a tragédia que se seguiu.

18h: Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música (Mostra Woodstock)

Dir. Michael Wadleigh | Estados Unidos | Documentário | 1970 | 225 min

Em 1969, quase 500.000 pessoas se reuniram em uma fazenda em Bethel, Nova York, para três dias de paz e música. Esta versão do diretor documenta o festival de música da montagem à limpeza, com imagens icônicas de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez, Crosby, Stills and Nash e muito mais.

Paralisação na UFRGS l sessões canceladas no dia
14h: Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música (Mostra Woodstock)

Dir. Michael Wadleigh | Estados Unidos | Documentário | 1970 | 225 min

19h: Assassinato no Expresso Oriente (CineDHebate Direitos Humanos)

Dir. Kenneth Branagh | Estados Unidos | Crime | 2017 | 114 min

Ocorre um assassinato em um luxuoso trem. O famoso detetive Hercule Poirot, que também estava a bordo, precisa correr contra o tempo para resolver o caso.

16h: Aconteceu em Woodstock (Mostra Woodstock)

Dir. Ang Lee | Estados Unidos | Comédia | 2009 | 120 min

No verão de 1969, no estado de Nova York, Elliot divide seu tempo entre Greenwich Village e o motel de seus pais nas montanhas, que está falindo. Quando organizadores do festival de Woodstock planejam o histórico evento musical de uma geração, Elliot se envolve e oferece o motel e terrenos na cidade para a organização do evento, mas sem imaginar a proporção gigantesca que o festival iria tomar.

___________________________________________________________
19h: A parte do mundo que me pertence (Cinemas em Rede)

Dir. Marcos Pimentel l Brasil l Documentário l 2017 l 84 min l 14 anos

Pelas ruas de Belo Horizonte, o cineasta mineiro Marcos Pimentel só tem um objetivo: descobrir quais são os sonhos das pessoas que passam por ele. Entre uma menina com síndrome de down que deseja se tornar bailarina e um trabalhador que quer reformar a própria casa, o diretor revela o quanto um sonho é importante para a vida das pessoas.

16h: Gimme Shelter (Mostra Woodstock)

19h: Aconteceu em Woodstock (Mostra Woodstock)

Dir. Ang Lee | Estados Unidos | Comédia | 2009 | 120 min