GALERIA

MARIA LÚCIA CATTANI

Situada em espaço nobre, térreo da Reitoria da UFRGS, a Galeria Maria Lucia Cattani está instalada em um espaço que tradicionalmente já teve diferentes usos, tendo sido o local das telefonistas em um nem tão distante tempo. As pessoas ao ligarem eram direcionadas para os locais de interesse, sendo dirigidas aos seus destinos; depois, a segurança, também desempenhando um papel de orientação. Agora, o espaço adaptado para a arte,  a Galeria Maria Lucia Cattani fomentando a produção artística, notadamente dando espaço e valorizando a obra de mulheres artistas; espaço criado para promover a reflexão sobre a arte contemporânea; criar conexões entre artistas, instituições e países; honrando o legado da artista e professora que lhe deu nome e entendendo a arte como instrumento de reflexão e transformação social. Mas sem esquecer a vocação de orientação, desta vez não será para um local específico e sim para as sensibilidades, estímulos e leituras que a arte desencadeará.

Reestruturada no ano de 2020, a partir de projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório Kieffer Arquitetos, as exposições são narradas através da articulação de duas áreas: a galeria propriamente dita, disposta na antiga recepção da Reitoria da UFRGS; e, em parede externa anexa à Galeria, a criação do Memorial Maria Lucia Cattani.

A Galeria Maria Lucia Cattani é o mais novo equipamento cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul administrado pelo Departamento de Difusão Cultural. Ele está localizado no saguão do prédio da Reitoria, no Campus Centro. O espaço foi remodelado no segundo semestre de 2018 e apresentado ao público em cerimônia em 24 de novembro, no Dia da Cultura na UFRGS – um evento iniciado no mesmo ano e que reúne diversas performances e projetos diferentes. A galeria de arte é a primeira na UFRGS a homenagear uma mulher. A escolhida foi a professora do Instituto de Artes, Maria Lucia Cattani, falecida precocemente em 2015, mas com uma vida dedicada às artes e ao saber artístico. O espaço é um território destinado às exposições artísticas. Em uma das paredes externas da galeria, o Instituto de Artes, por meio da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, expõe uma obra de seu vasto acervo.

Endereço

Avenida Paulo Gama, 110
Saguão da Reitoria da UFRGS

Horário

Segunda a sexta, das 9h às 18h