SOLO

PIANO

O Solo Piano é uma parceria do Centro Cultural da UFRGS com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. O projeto, criado em 2019, tem curadoria do prof. Ney Fialkow, e apresenta recitais mensais no Espaço Paineira, que abriga um piano da marca Kawai, de cauda. A proposta original foi oportunizar um momento de escuta e contemplação em meio à rotina apressada do campus central da Universidade, além de criar um espaço para o contato do público com o trabalho dos alunos de pós-graduação em piano da UFRGS, bem como de eventuais convidados de outras instituições do país.

A iniciativa conta com apoio da Person Pianos para a manutenção do instrumento, cuja presença no Centro Cultural é resultado de uma parceria entre o DDC-UFRGS, a Fundação Médica do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas.

Além dos recitais, a ideia é que o Centro Cultural também abra as portas para que alunos ligados ao Departamento de Música da UFRGS realizem ensaios no piano, mediante agendamento por formulário online. No entanto, temporariamente, em função da pandemia do novo coronavírus, as práticas estão suspensas.

Usualmente, o Solo Piano apresenta recitais de pianistas ligados ao Instituto de Artes da UFRGS, sempre às 12h30 da última segunda-feira de cada mês, no Espaço Paineira do Centro Cultural da UFRGS.

A partir deste ano, enquanto não for possível a realização de apresentações presenciais abertas ao público, a programação será mensal e virtual, com o conteúdo a ser disponibilizado no canal do YouTube da Difusão Cultural.

TEMPORADA 2021

Realizado em parceria pelo Centro Cultural e pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) do Instituto de Artes da UFRGS, o Solo Piano costumava promover recitais mensais no Espaço Paineira, com curadoria do prof. Ney Fialkow. No contexto de distanciamento social no combate à COVID-19, a ação cultural estreia em formato digital neste sábado, dia 30 de janeiro, às 12h30, no canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube.

Nesta primeira edição online do Solo Piano, o convidado é o pianista Lucas Brayner, aluno do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Ele apresenta o “Tríptico”, do compositor Flávio Oliveira. A obra, escrita para piano solo, data de 1973, e, quase cinco décadas depois, ganha seu primeiro registro. (Saiba mais na nota de programa abaixo.) A gravação do vídeo foi realizada por Lucas Brayner e Nayane Nogueira. A edição é do próprio músico convidado, com colaboração do engenheiro Marcos Abreu. O Solo Piano é uma parceria do Centro Cultural da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), com curadoria do prof. Ney Fialkow. Apoio: Person Pianos e Fundação Médica do Rio Grande do Sul.

Solo Piano, com Patrick Menuzzi

O Solo Piano é uma parceria do Centro Cultural da UFRGS com o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Com curadoria do prof. Ney Fialkow, apresenta recitais mensais no Espaço Paineira, que abriga um piano de cauda. A proposta original foi oportunizar um momento de escuta e contemplação em meio à rotina apressada do campus central da Universidade. A iniciativa conta com apoio da Person Pianos para a manutenção do instrumento, cuja presença no Centro Cultural é resultado de uma parceria entre o DDC-UFRGS, a Fundação Médica do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas.

Nesta edição especial para o Dia da Cultura, o convidado é Patrick Menuzzi, aluno concluinte do Mestrado em Práticas Interpretativas do PPGMUS-UFRGS. O pianista apresenta uma das obras do programa de seu recital de conclusão do curso: “Gaspard de la nuit”, do compositor francês Maurice Ravel (1875-1937).

Captação e edição de vídeo: Marcelo Freire. Captação e mixagem de áudio: Lucas Brum

DESTAQUE