.

.

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS promove a Winter School – edição 2020, evento que ajuda a transformar pesquisas acadêmicas em modelos de negócios.

.

O que é?

A Winter School é uma atividade de imersão de uma semana que busca transformar pesquisas de TCC, mestrado e doutorado de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFRGS em potenciais produtos, serviços ou processos para o mercado. Busca-se o desenvolvimento do olhar empreendedor e inspirador nos pesquisadores da UFRGS e na comunidade em geral para aproximar a pesquisa da Universidade ao mercado, por meio de uma imersão para novas experiências.

Quando acontece?

De 27 a 31 de julho de 2020.

Onde?

Online via Plataforma Elos, Moodle Colaboração e grupos no Whatsapp.

Para quem?

A participação na Winter School é aberta aos membros das comunidades interna e externa à UFRGS.

Como acontece?

Imersão de 1 semana, sendo realizadas palestras, bate-papos, mentorias e muita mão-na-massa. As etapas envolvem: 

.

.


Leia o regulamento da Winter School AQUI.

Inscrições de 08 de junho a 06 de julho de 2020.


Como participar?

Há duas formas de participar:

1) Inscrição de Pesquisadores: aos pesquisadores que queiram submeter seus projetos baseados em seus trabalhos de conclusão da graduação, dissertação de mestrado, tese de doutorado e pesquisas científicas e/ou tecnológicas de forma geral. Esta inscrição conta com a fase de submissão, análise e seleção dos projetos.

A inscrição de projetos é gratuita. Haverá um processo de seleção e, para os selecionados, o custo por pesquisador é de R$ 19,90. O pagamento da taxa será via depósito, sendo que os dados da conta bancária serão enviados por e-mail. Link para projetos: (inscrições encerradas) 

2) Inscrição da Comunidade em Geral: para quem tenha interesse em fazer parte de um projeto e que queira desenvolver conhecimentos e habilidades relacionados ao desenvolvimento de negócios.

A confirmação de participação ocorrerá mediante preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 19,90 por participante. O pagamento da taxa será via depósito, sendo que os dados da conta bancária serão disponibilizados na ficha de inscrição. Link para participantes: (inscrições encerradas)


Datas importantes:


FAQ:

Você pode inscrever a ideia como projeto se: (i) for aluno da UFRGS e (ii) a ideia estiver relacionada com seu TCC, dissertação, tese e/ou pesquisa científica e/ou tecnológica que desenvolveu ou está desenvolvendo na Universidade.
Sim. A Winter School é aberta à comunidade interna e externa à UFRGS. Porém, para as pessoas sem vínculo com a UFRGS, é possível se inscrever apenas para fazer parte de algum projeto. Caso você tenha alguma ideia de negócio, convidamos para conferir os outros eventos organizados pela Sedetec, em especial a Maratona de Empreendedorismo que está com inscrições abertas no mesmo período da Winter School.
Um dos pré-requisitos para proteger uma tecnologia é que a mesma tenha que ser nova, inédita. Caso você ainda não tenha publicado a tecnologia em qualquer meio, sugerimos fazer o depósito do pedido de patente antes de inscrever seu projeto na Winter School. Acesse https://www.ufrgs.br/sedetec/propriedade-intelectual/ para ver os documentos necessários e os contatos da equipe de Propriedade Intelectual da SEDETEC. Porém, caso você já tenha publicado em qualquer meio há mais de 12 meses, a mesma não é mais passível de proteção. Nesse caso, é possível inscrever a pesquisa na Winter. Porém, se após alguma publicação teve algum avanço na pesquisa, é possível analisar a possibilidade de proteção deste avanço. Nessa situação, o ideal é agendar uma conversa com a equipe de Propriedade Intelectual da SEDETEC e com a coordenação da Winter, para ver se a pesquisa é passível de proteção e, sendo passível, podem fazer o depósito do pedido de patente antes de enviar o projeto para a Winter. A data do depósito garante a proteção. Como uma última opção, o pesquisador pode inscrever outra pesquisa na Winter que (i) já tenha sido realizado o depósito da patente ou (ii) não se pretende proteger.
As palestras e painéis serão gravados e disponibilizados para acesso posterior, via plataforma Moodle Colaboração.
Ocorrerá de forma virtual, na semana anterior ao início das atividades. Os vídeos de apresentação dos projetos selecionados estarão disponíveis no Padlet (mural digital) para que os participantes assistam e escolham aquele de maior interesse. A formação dos times será por ordem de chegada, tendo um número máximo determinado de participantes a compor o grupo.
Serão criados grupos no aplicativo Whatsapp com os integrantes de cada grupo e membros da organização. Além disso, cada grupo terá uma sala para videoconferência na Plataforma Elos, com acesso via plataforma Moodle Colaboração.
Através da plataforma Moodle Colaboração. Para quem tiver vínculo com a UFRGS, o login e senha da plataforma são os mesmos de acesso ao Portal do Aluno da UFRGS. Para quem não tiver vínculo com a UFRGS, é necessário fazer cadastro na plataforma.

Contato:

Programa de Empreendedorismo da SEDETEC – UFRGS

Email: empreendedor@ufrgs.br


Realização:


.

 

Apoio:

 .