Leituras Recomendadas

__________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

ARTIGO: EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS SITUAÇÕES DE TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS

Rosa Maria Castilhos Fernandes

Resumo: Este artigo discorre sobre as experiências de educação permanente, vivenciadas pelos assistentes sociais brasileiros nas situações de trabalho na saúde. Ancorando-se no foco temático que articula a educação e o trabalho, apresentam-se os resultados de uma investigação que procurou desvelar as experiências educativas vivenciadas pelos assistentes sociais e sobre o quanto os espaços sócio-ocupacionais podem se constituir em um lócus de produção de conhecimentos e de formação. A preocupação, nessa trajetória investigativa, de aproximar os contextos de formação das situações do trabalho não foi pensada com base no entendimento da adaptabilidade, mas em uma aproximação crítica preocupada com os processos de educação nos coletivos de trabalho. Assim, por intermédio das narrativas que emergiram durante a realização dos grupos focais realizados no processo de investigação com os assistentes sociais que atuam no campo da saúde coletiva de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, desvenda-se o processo educativo que existe na prática desses profissionais na política de saúde.

Palavras-chave: situações de trabalho; saúde; educação permanente; assistente social.

___________________________________________________________________________

ARTIGO: EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: uma reflexão necessária para formação profissional

Rosa Maria Fernandes
Eliana Pinto
Jéssica Binkowski

Resumo: O artigo trata sobre a interlocução das políticas sociais e da educação permanente, priorizando, a reflexão teórico e conceitual e a formação dos trabalhadores neste campo. Apresenta reflexões sobre a implementação da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social no Brasil e socializa uma experiência investigativa envolvendo docentes e discentes de um Curso de Serviço Social. Essa proposta pedagógica, pode se dar em diferentes tempos e contextos, pois são processos que resultam da combinação de diferentes situações de formação. O tema é um desafio a ser pauta dos debates no âmbito acadêmico para formação dos assistentes sociais e nos espaços sócio-ocupacionais.

Palavras-chave: Política Social. Educação Permanente. Trabalho Profissional.

___________________________________________________________________________

ARTIGO: PROCESSOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NAS SITUAÇÕES DE TRABALHO NO SUAS

Rosa Maria Castilhos Fernandes

Resumo: O artigo socializa os resultados de uma pesquisa sobre a Educação Permanente no Sistema Único de Assistência social-SUAS na região metropolitana do RS. Situa a educação permanente a partir de pressupostos teóricos, como sendo um processo desencadeado por experiências vivenciadas pelos profissionais nas situações de trabalho no Suas, diante das contradições presentes neste contexto. As análises são apresentadas a partir de uma perspectiva dialética cujas reflexões apontam uma possível agenda de educação permanente no Suas, construída coletivamente pelos sujeitos participantes deste processo de investigação.

Palavras-chave: Educação Permanente, SUAS, Situações de Trabalho, Pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *