Seminário aborda Educação do Campo e o legado de Conceição Paludo

Aprofundar a compreensão sobre os desafios e as perspectivas atuais da Educação do Campo no Brasil, bem como reconhecer e promover o legado da professora Conceição Paludo. Esses são alguns dos objetivos do seminário gratuito, promovido pelo Observatório da Educação do Campo e pela linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Seminário “Os desafios e as perspectivas atuais da Educação do Campo e o legado político-pedagógico da professora Conceição Paludo”, ocorrerá no dia 22 de junho, nos turnos da tarde da noite, na sala 102 da Faculdade de Educação (Faced), e não há necessidade de inscrição e previsão de certificação. Entre as motivações para o evento está o desejo de revisitar as proposições da docente falecida em maio deste ano e atualizar as discussões sobre os desafios e as perspectivas da Educação do Campo no processo histórico.

Segundo o coletivo de pesquisadores que idealizaram o seminário, com o desenvolvimento da Educação do Campo como movimento, Conceição Paludo operava e nos lega a articulação e a prática de construção de uma proposta formativa conectada à luta pela construção de um projeto societário desde a classe trabalhadora, de base contra-hegemônica ao projeto societário do Capital. “Há que se articular à memória a promoção do legado desta educadora e militante, que foi e segue sendo de fundamental importância à compreensão dos processos históricos e à renovação da esperança política”, resumem os pós-graduandos.

 

Programação

14h – Mística de abertura [Mote: memória – valorização do legado da Profª Conceição Paludo]

Responsável: Coletivo de orientandos de pós-graduação de Conceição Paludo.

 

14h30min – Composição de mesa com autoridades

Direção da Faculdade de Educação [FACED], Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação [PPGEDU] e Representante de Movimentos sociais [MST]

 

15h – Desafios e Perspectivas Atuais da Educação do Campo

Palestrante: Prof.ª Dr.ª Isabella Camini [MST]

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Maria Clara Bueno Fischer [TRAMSE/PPGEDU/UFRGS]

 

16h30min – Intervalo

 

16h45min – O Observatório da Educação do Campo: a contribuição de Profª Conceição Paludo ao projeto

Prof.ª Dr.ª Aline R. C. Hernandez e Prof.ª Dr.ª Valéria Labrea [Observatório da Educação do Campo]

 

18h15min – Intervalo

 

 18h30min – O Legado de Profª Conceição Paludo na formação dos educadores e pesquisadores da Educação Popular/do Campo

Prof.ª Dr.ª Carmen Machado [FACED/UFRGS]

Orientandos de Profª Conceição Paludo [PPGEDU/UFRGS]

 

20h – Atividade Cultural de encerramento [Mote: luta e esperança]

Responsável: Prof. Evandro Alves [DEE/FACED]