
Pesquisadores da Faced têm projetos aprovados pelo CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou a relação de pesquisadores contemplados com edital de apoio à pesquisa no Brasil e vários docentes da Faculdade de Educação se destacaram no processo seletivo demonstrando o potencial na captação de recursos e, sobretudo, a qualidade das pesquisas.
O edital visa apoiar projetos que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação em qualquer área do conhecimento. Confira a lista dos docentes selecionados:
- Clarissa Haas: Mapeando contornos das políticas públicas em Educação Especial e inclusão escolar em distintos territórios para a construção de sistemas educacionais inclusivos
- Carmem Zeli de Vargas Gil, Caroline Pacievitch e Edson Saturnino: criação e autoria: materiais didáticos de história
- Célia Caregnato e Russel Dutra: Egressos de Instituições Federais de Educação Superior em estados de três regiões brasileiras: trajetórias e transições entre a socialização acadêmica e a socialização profissional.
- Eliseo Reategui: Desenvolvimento de Ferramentas e Métodos para Apoio à Aprendizagem da Escrita e Geração de Feedback Personalizado para sua Avaliação
- Graciele Kraemer: A política de educação de sujeitos com deficiência: estudos comparados Brasil, Argentina e Finlândia.
- Iana Lima, Luís Gandin e Ricardo Golbspan: O avanço conservador na educação: como comunidades escolares articulam discursos hegemônicos conservadores.
- Leandro Pinheiro: Juventudes e experiências da educação: Das relações entre individuações reflexividades.
- Luciana Corso: Avaliação e intervenção na matemática, leitura e escrita: construção e validação de instrumentos.
- Luciana Gruppelli Loponte: Arte, docência e práticas artísticas contemporâneas: processos formativos para educação básica.
- Mauricio Rosa: Cyberformação com Professores de Matemática: da responsabilidade social à héxis política com Tecnologias Digitais”.
- Marcio Caetano ( docente da UFPel e professor do PPGEdu UFRGS) : Redes educativas e qualidade de vida de jovens LGBTI+
- Nalu Farenzena: Distribuição de recursos financeiros por resultados educacionais.
- Natália Gil e Mateus Saraiva: Qualidade, racionalidades colonizadas e exclusão escolar ( 1920-2020).
- Vera Peroni: A relação público-privado em países latino-americanos: sujeitos e conteúdo da proposta.
- Taís Ferreira: Observatório do Teatro na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do EF no Mercosul” e – apoio a projetos internacionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação – Projeto individual para doutores com até 10 anos de doutoramento.
- Sérgio Roberto Kieling Franco, Maria Beatriz Luce, Egeslaine de Nez, Lizângela Guerra (RELINTER), Bernardo Sfredo Miorando (Erasmus Mundus MARIHE; egresso/Doutor pelo Faced/PPGEdu) e Nicolas Maillard (ILEA): A Internacionalização da Educação Superior na ALC: questões e perspectivas do sul global
