Um olhar pedagógico para a cultura africana

Por anos, a difusão da cultura do continente africano nas escolas foi negligenciada. Com o intuito de dar subsídios para que docentes e estudantes tentem reverter esse panorama, o Coletivo de Educação Akualtune da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promoverá o encontro “Conhecendo o Continente Africano a partir de um jogo pedagógico”. A atividade será realizada na quinta-feira, dia 6 de setembro, às 18h30min na sala 102 da Faced. Não há custo para participar, porém, quem quiser poderá fazer uma contribuição espontânea para fomentar novas ações do coletivo. Para saber mais sobre o evento, que oferecerá certificado, clique aqui.

A estudante de Pedagogia e professora Vitória Sant’Anna Silva será a responsável pela apresentação do jogo. Ela conta que o propósito do trabalho é proporcionar um relato de experiência pedagógica sobre o Continente Africano na escola. “ Nesses espaços escolares, muitas vezes, essa temática não é trabalhada ou quando abordada é feita de forma equivocada e/ou estereotipada”, resume, ao detalhar que Akualtune é, conforme a tradição, a mãe de Ganga Zumba e avó materna de Zumbi dos Palmares. O nome do coletivo, portanto, refere-se à princesa africana, filha do rei do Congo.

Segundo a discente, um dos aspectos mais importantes da educação é a desconstrução de preconceitos e a reavaliação de conceitos enraizados na sociedade. Nesse sentido, a dinâmica apresentada pelo coletivo propiciará um olhar crítico sobre o Continente Africano em espaços educativos, oportunizando que alunos entrem em contato com a diversidade Africana.