A Incubadora Tecnológica Hestia é um órgão auxiliar da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Hestia, incubadora de base tecnológica, atua no domínio do empreendedorismo, nos termos do Estatuto, do Regimento Geral e da Política de Inovação da UFRGS, e tem por objetivos: I – estimular a criação e o desenvolvimento de empreendimentos intensivos em conhecimento; II – oferecer serviços de pré-incubação de empreendimentos, de incubação de empreendimentos e de incubação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDTI).

Desde 2004, ano de sua fundação, a Hestia estimula a atividade e a cultura empreendedora na Universidade e na comunidade, bem como, o fomenta um ecossistema de empreendedorismo e inovação que apoie novos projetos, por meio de acesso a inúmeras facilidades, como: informação; identificação de linhas de crédito; fontes de capital; educação e formação em empreendedorismo; geração de inovação; políticas públicas; infraestrutura, suporte e ambiente favorável à atividade empreendedora.

A Hestia também incentiva e dá suporte a criação de micro e pequenas empresas de inovação, que atendam gargalos de desenvolvimento tecnológico do mercado regional e nacional, gerando produtos, processos e serviços baseados em tecnologia incremental e avançada desenvolvida na Universidade. Neste sentido, a Incubadora atua conectando atores internos e externos para promover a geração e transferência de tecnologia e de conhecimento, buscando estimular negócios intensivos em conhecimento científico e tecnológico, com geração de valor para a sociedade e orientada ao mercado.

Atuando desta forma, a Hestia, em conjunto com parceiros institucionais, como a PROIR, SEDETEC, Parque Zenit, REGINP, ANPROTEC, SEBRAE, SICT/RS, Unidades Associadas, Laboratórios, entre outros agentes de inovação, inclusive internacionais, proporciona um ambiente favorável para que as empresas incubadas encontrem amplo respaldo para seu crescimento sustentável e posterior inserção no mercado e para que alunos e acadêmicos fortaleçam suas competências para empreender.

A capacidade de atendimento da Hestia, por meio de sua equipe administrativa e Direção, é de 7 empreendimentos residentes em sala de coworking que está localizada na região do campus central da UFRGS e 5 empreendimentos não residentes. São disponibilizados, entre outros recursos, como salas de reuniões, de treinamentos, e auditórios, um Laboratório de Inovação e Fabricação Digital (LIFEE), equipado com recursos qualificados de fabricação digital (fresadoras, cortes a laser e impressoras 3D) para dar suporte à pesquisa básica e ao desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. O foco do Laboratório concentra-se no uso da prototipagem nas fases iniciais e fabricação de lotes piloto no processo de desenvolvimento de projetos inovadores.

Ao longo dos mais de 15 anos de operação, mais de 45 empreendimentos passaram pela Incubadora que conta, confira quem já passou por aqui e quem está com a gente neste momento.

0 Compart.