Lar

Narrativa produzida na disciplina Sistemas de Produção Multimídia, com alunos de Design Visual, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, aborda transtornos mentais.

#NarrativaHumanista


Clique sobre o botão “play” para interagir com o conteúdo

A narrativa interativa, em forma de RPG, trata do TDM (Transtorno Depressivo Maior) e Transtorno de Ansiedade. Ela tem como personagem principal Dandara, uma jovem que precisa lidar com essas doenças durante sua rotina. Os transtornos são representados através de monstros, que interagem com a personagem. Batalhas acontecem entre a personagem e os monstros a cada passagem de fase e sua saúde mental é fundamental para a vitória. Durante a narrativa são oferecidas ao “jogador” possibilidades que podem elevar ou diminuir a quantidade de saúde mental da personagem, o que interfere no final do “jogo”.

FICHA TÉCNICA

Gestão de projeto: Isabella Smaniotto Bello

Direção e redação de narrativa: Aline Escarcel da Silveira e Octavio Baptista Rodrigues

Design visual e sonoro: Gabriel Luz de Abreu e Victória Attolini Terra

Programação: Carla Reginatto dos Santos

Mais #NarrativaHumanista

Permita-se

É fake ou é news?


 

Da concepção à publicação

Os trabalhos foram produzidos por alunos dos cursos de Design Visual, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo utilizando a ferramenta open-source Twinesob a orientação da professora Ana Gruszynski e da estagiária de docência Mariana Amaro, pesquisadora de doutorado do PPGCOM/UFRGS.

Enfatizando o caráter multidisciplinar da disciplina Sistemas de Produção Multimídia, os alunos foram motivados a trabalhar em grupos heterogêneos – com pelo menos dois integrantes de áreas diferentes e, também, para que cada um pudesse explorar suas habilidades particulares: texto, imagem ou gestão. Na sala de aula, o desenvolvimento das narrativas foi realizado por etapas, passando pelo briefing; elaboração de fluxograma e roteiro original; criação de imagem e de identidade visual autoral; produção e seleção sonora; implementação no Twine, e apresentação do produto.

A disciplina é tradicionalmente ministrada na Fabico/UFRGS pela professora Suely Fragoso, que ao longo do primeiro semestre de 2019 esteve afastada para a realização de estágio de pós-doutorado na Polônia.


 

FOTO DE CAPA: reprodução/Twine

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *