Humanista

jornalismo e direitos humanos

Lar

Narrativa produzida na disciplina Sistemas de Produção Multimídia, com alunos de Design Visual, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo, aborda transtornos mentais.

#NarrativaHumanista


Clique sobre o botão “play” para interagir com o conteúdo

A narrativa interativa, em forma de RPG, trata do TDM (Transtorno Depressivo Maior) e Transtorno de Ansiedade. Ela tem como personagem principal Dandara, uma jovem que precisa lidar com essas doenças durante sua rotina. Os transtornos são representados através de monstros, que interagem com a personagem. Batalhas acontecem entre a personagem e os monstros a cada passagem de fase e sua saúde mental é fundamental para a vitória. Durante a narrativa são oferecidas ao “jogador” possibilidades que podem elevar ou diminuir a quantidade de saúde mental da personagem, o que interfere no final do “jogo”.

FICHA TÉCNICA

Gestão de projeto: Isabella Smaniotto Bello

Direção e redação de narrativa: Aline Escarcel da Silveira e Octavio Baptista Rodrigues

Design visual e sonoro: Gabriel Luz de Abreu e Victória Attolini Terra

Programação: Carla Reginatto dos Santos

Mais #NarrativaHumanista

Permita-se

É fake ou é news?


 

Da concepção à publicação

Os trabalhos foram produzidos por alunos dos cursos de Design Visual, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo utilizando a ferramenta open-source Twine, sob a orientação da professora Ana Gruszynski e da estagiária de docência Mariana Amaro, pesquisadora de doutorado do PPGCOM/UFRGS.

Enfatizando o caráter multidisciplinar da disciplina Sistemas de Produção Multimídia, os alunos foram motivados a trabalhar em grupos heterogêneos – com pelo menos dois integrantes de áreas diferentes e, também, para que cada um pudesse explorar suas habilidades particulares: texto, imagem ou gestão. Na sala de aula, o desenvolvimento das narrativas foi realizado por etapas, passando pelo briefing; elaboração de fluxograma e roteiro original; criação de imagem e de identidade visual autoral; produção e seleção sonora; implementação no Twine, e apresentação do produto.

A disciplina é tradicionalmente ministrada na Fabico/UFRGS pela professora Suely Fragoso, que ao longo do primeiro semestre de 2019 esteve afastada para a realização de estágio de pós-doutorado na Polônia.


 

FOTO DE CAPA: reprodução/Twine

 

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support