Humanista

jornalismo e direitos humanos

Transporte da Capital estava em processo de sucateamento antes da pandemia, avalia repórter de rua em podcast

#ConversaHumanista recebe o jornalista Eduardo Paganella para um papo sobre as consequências da pandemia de Covid-19 no transporte público de Porto Alegre.

#ConversaHumanista

Após mais de um ano dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, o país enfrenta a pior fase da pandemia, com recordes diários de mortes causadas pelo novo coronavírus. Aumentaram as restrições de circulação na maioria dos estados, e as principais capitais do país decretaram o fechamento do comércio. O transporte público, no entanto, segue com aglomerações, de São Paulo à Porto Alegre. Para conversar sobre o assunto, o Humanista recebe o jornalista Eduardo Paganella, repórter de rua em GaúchaZH e especializado em trânsito.

No Rio Grande do Sul, com bandeira preta (fase mais restritiva do distanciamento controlado proposto pelo Governo do Estado), o comércio e o transporte público foram afetados diretamente. Desde 27 de fevereiro, os ônibus estão operando apenas com 50% da capacidade. Além disso, o decreto da Prefeitura de Porto Alegre também proibiu o transporte de passageiros em pé e já houve redução de 20% no número de usuários do transporte público. Porém, os passageiros que ainda necessitam dos coletivos para se locomover para o trabalho reclamam, principalmente, do tempo de espera por veículos com assentos livres.

Para Paganella, o transporte já estava em processo de sucateamento antes da pandemia chegar; por outro lado, o jornalista pondera que o trabalho das autoridades no enfrentamento da Covid-19 não é fácil. As repórteres Maria Luiza Rodrigues e Bruna Jacobovski batem um papo com ele no #ConversaHumanista, com técnica do editor de audiovisual Henrique Letti. Ouça!



O podcast

O #ConversaHumanista está na quarta temporada e é produzido quinzenalmente por estudantes da disciplina de Laboratório de Jornalismo Convergente da Fabico/UFRGS, sob a supervisão do professor Felipe Moura de Oliveira. Confira aqui todos os episódios, disponíveis também no SoundCloud e no Spotify.


 

TAGS — #Tags

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support