Humanista

jornalismo e direitos humanos

Editorial | Dia do Jornalista: em 2022, nada a comemorar

Passagem da data celebrativa é marcada pela repercussão dos ataques do deputado Eduardo Bolsonaro (PL/RJ) à jornalista Miriam Leitão, torturada na ditadura militar.

O ano é 2022, mas para quem faz jornalismo no Brasil o cenário é similar a 1968. Ao final da década de 60, após o decreto do Ato Institucional nº 5, teve início o período mais repressivo da ditadura militar brasileira, com censura aos veículos de comunicação e tortura aos opositores. Passados 37 anos desde o término do regime, os profissionais da imprensa continuam sendo alvo de atos violentos e perseguições por agentes oficiais do governo. Em abril, mês em que se comemora o Dia do Jornalista, o deputado Eduardo Bolsonaro debochou, mais uma vez, de uma tortura sofrida por uma profissional da imprensa. 

Desde o início do mandato do atual presidente, os ataques aos jornalistas em redes sociais e em declarações oficiais foram constantes. Segundo dados da organização Repórteres sem Fronteiras (RSF), entre janeiro e junho de 2021, Jair Bolsonaro atacou a imprensa 87 vezes, número 74% maior do que o referente às ofensas do segundo semestre do ano anterior. Enquanto isso, no mesmo período, os filhos do chefe de Estado, o vereador Carlos Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, insultaram a imprensa, respectivamente, 83 e 85 vezes. O RSF também constatou que 80% desses ataques são realizados pelo Twitter. Em abril de 2021, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) registrou que o atual presidente da república é a autoridade que mais bloqueia usuários no Twitter, entre eles, os jornalistas são a principal categoria.

No último domingo (03), Miriam Leitão, apresentadora da GloboNews e colunista do jornal O Globo, foi vítima de mais um ataque. A jornalista foi insultada pelo deputado Eduardo Bolsonaro que debochou, em uma publicação no Twitter, do episódio de tortura sofrido por ela durante a ditadura militar. A ofensa teve início quando Míriam compartilhou uma coluna de sua autoria, na qual afirma que o presidente Jair Bolsonaro é inimigo da democracia. Em resposta à publicação da jornalista, Eduardo Bolsonaro disse ter “pena da cobra”, referindo-se ao animal utilizado durante a tortura da qual Miriam Leitão foi vítima. Em seus relatos, a jornalista contou que foi presa e torturada durante a ditadura, período em que estava grávida. Ela foi colocada nua, frente a soldados e agentes de repressão, em uma sala escura com uma cobra. 

É simbólico que o caso de ataque a uma mulher e jornalista, por parte do deputado, tenha ocorrido poucos dias após a data que marcou 58 anos do golpe militar, 31 de março. Atos violentos como o cometido contra Miriam são recorrentes entre os integrantes da família que exalta, explicitamente, um dos períodos mais sombrios da história do Brasil, e que ocupa espaços de poder no Executivo e Legislativo brasileiro. O triste episódio traz à tona o questionamento: até quando sofreremos ataques diretos aos princípios básicos dos direitos humanos e da democracia, sem consequências significativas para os agressores? 

Em 2018, o mesmo deputado disse que bastaria um cabo e um soldado para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu a possibilidade de um “novo AI-5” no ano seguinte. Durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, o atual presidente dedicou seu voto ao comandante Brilhante Ustra, um dos responsáveis pela tortura da ex-presidente. Da mesma forma, neste 31 de março, Bolsonaro novamente enalteceu o regime militar.  Os casos contabilizam as diversas vezes em que os posicionamentos do presidente e de sua família foram inimigos do Estado Democrático de Direito. 

Coincidentemente, uma semana após a data que marca o início do período de repressão, nos aproximamos do Dia do Jornalista (07/04). Criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a data presta homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Libero Badaró, assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo. Giovanni lutava pela independência do Brasil. Em memória ao jornalista, o dia 7 foi escolhido para homenagear todos os profissionais da imprensa que buscam o compromisso com a informação e a democracia.

Apesar da data, o Humanista lamenta o fato de não estarmos em condições de celebrar. Pela agressão sofrida, prestamos solidariedade à Miriam Leitão e a todos os colegas que já sofreram ataques e perseguições pelo exercício do jornalismo. Infelizmente, neste 7 de abril, não há nada a comemorar.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support