Créditos Complementares

Os créditos complementares são atividades acadêmicas que você realiza durante o curso de graduação. Isso quer dizer que as atividades válidas são aquelas realizadas a partir do ano em que ingressou na graduação.

No portal do aluno, em histórico do curso, está a informação de quantos créditos e tipos de atividades você precisa ter para concluir suas atividades complementares. Quando falamos em tipos de atividades, o que queremos dizer? O tipo expresso no histórico do curso refere-se à variedade de atividades. Conforme a atualização da Resolução do CEPE 24/2006, o discente precisa ter dois (2) tipos de atividades.

Exemplo: Bolsista de iniciação científica e curso de extensão universitária. Ocorre que algumas atividades entram nessa contagem e outras não. Então, quais serão contabilizadas como tipo de atividade complementar?

1. Cursos de extensão universitária;

2. Projetos como bolsista;

3. Disciplinas extracurriculares;

4. Disciplinas obrigatórias alternativas excedentes;

5. Estágios não obrigatórios UFRGS;

6. Disciplinas eletivas excedentes;

7. Atividades de representação discente;

8. Atividades desenvolvidas como bolsista acadêmico;

9. Atividades de monitoria;

10. Atividades de iniciação científica.

E quais não contam como tipo, mas ajudam no número de créditos complementares?

1. Outras atividades COMGRAD;

2. Outras atividades propostas discente;

3. Estágios não obrigatórios sem contrato UFRGS;

4. Atividades extensão outras instituições;

5. Bolsa permanência / trabalho;

6. Participação em eventos;

7. Disciplinas de outras instituições.

Ficou confuso? Vamos dar um exemplo. A estudante Joana tem duas atividades complementares e não sabe quantos créditos vai obter nem se vai conseguir os dois tipos.

As atividades são as seguintes:

Um curso de extensão UFRGS com avaliação de frequência e desempenho e com carga horária de 60h; participou de atividades de extensão em outras instituições, totalizando 150h. A primeira atividade conta um tipo, já a segunda não. O que Joana precisa fazer? Ela pode cursar disciplinas eletivas excedentes, extracurriculares ou alternativas excedentes, como além de cursar a disciplina alternativa Matemática Financeira, ela faz Cálculo Numérico e esta última disciplina alternativa transforma em créditos complementares. Entre outras possibilidades. Mas quantos créditos ela já tem?

O curso de extensão UFRGS com avaliação de desempenho e frequência contabiliza 1 (um) crédito a cada 15h, desse modo, ela possui 4 créditos. As atividades de extensão em outras instituições contabilizam 1 (um) crédito a cada 60h, desse modo, ela tem 2 créditos. Observe que, nesse caso, não são contabilizados 2,5 e sim 2 créditos. O Sistema da UFRGS não possibilita a contagem de “1/2” crédito. Então, essas horas excedentes não serão utilizadas. Por isso, a COMGRAD/EST fez uma resolução a fim de que o aluno só abra processo de contagem dos créditos complementares após obter todos os créditos. Assim, nenhum crédito será perdido e o aluno poderá ir juntando todas essas atividades.

Abaixo, uma tabela que facilita a contagem de créditos complementares.

Tipo de Atividade

Pontuação

Participação ativa em projetos de Extensão Universitária 1 crédito a cada 60h de atividades
Participação em comissão coordenadora ou organizadora de evento de extensão universitária 1 crédito a cada 60h de atividades
Participação como agente passivo em cursos, seminários e demais atividades de extensão universitária UFRGS 1 crédito a cada 60h de atividades
Curso de Extensão UFRGS com carga horária definida, avaliação de frequência e desempenho. 1 crédito a cada 15 horas.
Atividades de Iniciação Científica 1 crédito a cada 60h de atividades
Atividades de Monitoria 1 crédito a cada 60h de atividades
Atividades desenvolvidas como Bolsa PET (Programa de Educação Tutorial), Bolsa EAD (Educação à distância) e demais bolsas acadêmicas. 1 crédito a cada 60h de atividades
Atividades de representação discente junto a órgãos da Universidade (75% de participação efetiva) 1 crédito a cada 15 horas, assegurado um mínimo de 1 crédito por mandato.
Disciplinas eletivas, quando excedentes ao número de créditos eletivos exigidos pelo Curso. 1 crédito a cada 15 horas  de aula
Disciplinas obrigatórias alternativas, quando excedentes ao número de créditos obrigatórios alternativos exigidos … 1 crédito a cada 15 horas  de aula
Disciplinas extracurriculares 1 crédito a cada 15 horas/aula, observando a regra de que as disciplinas devem ser de áreas afins ao curso de Estatística (para alunos da Estatística).
Estágios não obrigatórios desenvolvidos com base em convênios firmados pela UFRGS 1 crédito para cada 60 horas de atividade
Disciplinas de outros cursos/habilitações ou ênfases de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, cursadas com aproveitamento e sem duplicidade de aproveitamento; 1 crédito para cada 15 horas/aula.

A homologação de créditos dependerá de análise da disciplina cursada por parte da Comissão de Graduação

Participação em eventos 1 crédito a cada 60h de atividades ou 1 crédito a cada 4 eventos (COMGRAD/MAT) 1 crédito a cada 3 eventos (COMGRAD/EST)
Apresentação de trabalho 1 crédito por apresentação de trabalho desde que já não tenha sido aproveitado como bolsista

Após obter o número de créditos complementar, você deve reunir esses comprovantes e abrir um processo no SEI. Neste processo, deve constar o relatório das atividades com a descrição de carga horária e créditos obtidos e a documentação comprobatória.

VEJA COMO É SIMPLES:

Abrir o processo no SEI.

2º Juntar as cópias dos comprovantes das atividades realizadas.

Maiores informações: Resolução do CEPE/UFRGS nº 24/2006