Bacharelado em Estatística

O Curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS foi criado em 1978, teve sua primeira turma formada em 1981 e seu reconhecimento em abril de 1984. Ao longo do tempo, o currículo do curso foi sofrendo algumas alterações no sentido de aprimorar sua qualidade, visando modernizá-lo e torná-lo compatível com as demandas exigidas pelo mercado de trabalho.

Para atender a demanda recorrente por um profissional moderno e melhor preparado para lidar com as novidades da área, seja para atuar diretamente no mercado de trabalho ou para seguir seus estudos de pós-graduação, o grupo de professores do Departamento de Estatística (muitos deles egressos do próprio curso), representados pelos membros da COMGRAD (Comissão de Graduação) e do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Estatística propos mudanças curriculares implementadas em 2016/1.

A proposta do curso é formar um profissional moderno em sua complexidade, pois o estatístico de hoje deve estar instrumentalizado para lançar mão de vários recursos e de utilizá-los em sua vida profissional.

O curso é presencial e sua sede funciona no Instituto de Matemática e Estatística, Campus do Vale, bairro Agronomia, em Porto Alegre.

De acordo com a última avaliação do MEC, realizada em 2009,  seu Conceito ENADE é 3 e o índice CPC é 4.

Último reconhecimento do MEC: Portaria nº  478/2011 .

Instituto de Matemática e Estatística – Comissão de Graduação de Estatística

Email: mat-comgradest@ufrgs.br

Para conhecer as Grades Curriculares do Curso verifique:

Grade Curricular

Para conhecer os Projetos Pedagógicos dos Cursos verifique:

Currículo do curso

Formas de Acesso ao Curso:

  • Vestibular e SISU: O ingresso no curso por meio do Concurso Vestibular ou através do SISU ocorre anualmente com, o oferecimento de 40 vagas para o 1º semestre letivo.  Dessas 40 vagas, 28 são reservadas para o ingresso via vestibular e 12 para o ingresso via SISU. A distribuição e o preenchimento das vagas, segundo a forma de acesso, são definidos em editais, em consonância com a legislação vigente. Veja mais em: http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/vestibular-2018   ou   http://www.ufrgs.br/sisu
  • As vagas ociosas do curso são preenchidas através do ingresso Extravestibular, nas modalidades de Transferência Interna,  Processo Seletivo Unificado (PSU) ou Ingresso de Diplomados. Veja informações e editais em  http://www.ufrgs.br/prograd/processos-seletivos/ingresso-extravestibular.

 

DOCENTES DO CURSO

PORTARIAS DE RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DO CURSO