Assista aos trabalhos apresentados pelos integrantes do IRGEB no Salão UFRGS 2020

              Com o tema “A arte de reinventar vidas”, o Salão UFRGS 2020 ocorreu entre os dias 14 e 18 de setembro, neste ano de modo totalmente virtual devido à necessidade de respeitar o distanciamento social e preservar a segurança de todos os participantes. Entre as diversas atividades do … Ler maisAssista aos trabalhos apresentados pelos integrantes do IRGEB no Salão UFRGS 2020

A estreita relação da bacia hidrográfica com o manejo e a conservação do solo e da água

A bacia hidrográfica, por definição, é uma área fisiográfica, delimitada por divisores topográficos, na qual toda a água que incide, converge para o mesmo ponto, chamado de exutório (Figura 1). Assim, este exutório normalmente incide sobre um rio, que, consequentemente, drena toda a água precipitada nas áreas a montante do exutório. Logo, fica claro que … Ler maisA estreita relação da bacia hidrográfica com o manejo e a conservação do solo e da água

Qual a origem dos sedimentos no Planalto do RS?

A erosão do solo é uma das principais ameaças à segurança alimentar de acordo com a FAO. Este processo degrada os solos e também o ambiente, uma vez que os sedimentos e nutrientes removidos do solo, são carreados por meio do escoamento da água aos recursos hídricos. Mitigar os processos erosivos por meio da conservação … Ler maisQual a origem dos sedimentos no Planalto do RS?

Trevo persa e plantio direto: quais os impactos na produção do arroz irrigado?

“O incremento mínimo em rendimento de grãos que um sistema com cultivo de trevo persa no inverno reverteu foi de 700 kg/ha, com possível rendimento de até R$ 490/ha a mais que o sistema de pousio”. Alternativas que visam tornar o cultivo do arroz irrigado mais sustentável, como a rotação de culturas e a integração … Ler maisTrevo persa e plantio direto: quais os impactos na produção do arroz irrigado?

Conservação do solo: o que temos aprendido nos últimos anos?

Profª Cláudia Barros, DS, FAGRO, UFRGS   No dia 15 de abril é comemorado o “Dia Nacional da Conservação do Solo”, recurso lentamente renovável o qual é indispensável a vida. Ao conservar o solo, como digo, nas aulas e demais discussões estamos conservando a água. Pois, dentre os princípios conservacionistas, está justamente aumentar as taxas … Ler maisConservação do solo: o que temos aprendido nos últimos anos?

O que é a gessagem? Qual a diferença entre a gessagem e a calagem?

       A aplicação de gesso agrícola (sulfato de cálcio), conhecida como gessagem, tem como objetivo melhorar as características químicas nas camadas mais profundas do solo. O gesso possui uma grande solubilidade, até 100 vezes maior que a do calcário, por isso consegue migrar no perfil do solo de forma mais rápida. Apesar de … Ler maisO que é a gessagem? Qual a diferença entre a gessagem e a calagem?

Você conhece o sistema de plantio direto em hortaliças? Assista uma série de vídeos sobre o tema!

       O cultivo de hortaliças é uma atividade intensiva, geralmente com grande utilização de insumos e revolvimento do solo. Aliado a isso, as olerícolas, em sua maioria, não proporcionam quantidade suficiente de resíduo para manutenção de uma cobertura de solo satisfatória.  A manutenção de uma camada de palha é capaz de afetar positivamente … Ler maisVocê conhece o sistema de plantio direto em hortaliças? Assista uma série de vídeos sobre o tema!