Professor do curso recebe prêmio em festival de arte em Libras
“Os olhos na Rua do Arvoredo” conquistou o prêmio de Melhor Mini Curta pelo voto popular do III Festival Despertacular, no último final de semana. A produção em Libras tem direção do professor surdo do Instituto de Letras da UFRGS Cláudio Henrique Nunes Mourão e roteiro da doutoranda surda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS Bruna da Silva Branco, além de ambos atuarem no filme. O documentário é inspirado na história conhecida como crimes da Rua do Arvoredo, ocorrida no século XIX, em Porto Alegre.
Os dois pesquisadores na área de Literatura Surda e Estudos Surdos, em articulação aos Estudos Culturais em Educação na UFRGS, observaram em suas pesquisas que muitas histórias, lendas e mitos relacionados à Porto Alegre e ao Rio Grande do Sul são desconhecidos pela comunidade surda, justamente pela falta de acessibilidade na comunicação em diferentes espaços, tais como teatro, cinema, museus. “Nosso objetivo com este curta em Libras é disponibilizar narrativas em Libras para todas as comunidades surdas brasileiras, tanto para escolas bilíngues de surdos, como adultos e idosos surdos, que merecem receber as narrativas diretamente de mãos literárias”, aponta Cláudio.
Segundo o professor, essa premiação ajuda a divulgar uma lenda urbana sobre Porto Alegre, a fim de que comunidades surdas no Rio Grande do Sul e no Brasil tenham acesso a essa história. “Além disso, é relevante para que o público reconheça nossas equipes, os surdos como profissionais e pesquisadores, bem como o valor da Libras para o povo surdo”, destaca. O Festival Despertacular é um evento de multimodalidades em artes promovido por artistas surdos e realizado em Libras, em Brasília.
Por enquanto, “Os olhos na Rua do Arvoredo” deve ficar restrito a festivais/mostras de cinema em Porto Alegre, no Brasil e talvez no exterior, até 2023. Devido às normas desses eventos, as produções não podem ser abertas ao público. De acordo com o professor, a ideia é em breve fazer uma exibição especial do filme no auditório do Instituto de Letras, para estudantes e servidores da UFRGS.


