Oliveira Silveira

20 DE NOVEMBRO

Seus feitos abrangem também a esfera política. Oliveira Silveira, junto com o grupo Palmares, idealizou o 20 de novembro, uma data que resgata verdadeiramente a resistência do Povo Negro.

Foto perfil Oliveira Silveira

POETA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Nascido em 1941 na área rural de Rosário do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Docente de português e literatura no ensino médio. Atividades jornalísticas. Ativista do Movimento Negro.  Idealizou o 20 de novembro, publicou 10 títulos de poesia e colecionou inúmeras homenagens em vida e após.

FORTUNA CRÍTICA

Oliveira Silveira já era estudado em vida, mas após sua morte novas produções vêm ganhando espaço, principalmente nas Universidades. Majoritariamente, as pesquisas sobre Oliveira Silveira são sobre sua arte literária e seu ativismo político, que desdobrou-se no dia 20 de Novembro

PROJETOS

A fim de carregar a memória do Poeta Oliveira Silveira a frente, vários projetos foram e estão sendo produzidos. Jogo de tabuleiro, jogo digital e um curso sobre o escritor são exemplos de projetos desenvolvidos inspirados no escritor.

ASSOCIAÇÃO NEGRA DE CULTURA - ANdC

Fundada pelo próprio Oliveira Silveira e hoje dirigida pela sua filha única – Naiara, a ANdC é uma organização sem fins lucrativos, voltada para a divulgação e apreciação da cultura Afro-brasileira. Ela rememora a Liga da Canela preta, promove saraus com o projeto Sopapo Poético e publica o jornal NegrAldeia, em porto Alegre.

HOMENAGENS

Documentário, outdoors, bibliotecas e prêmio em seu nome. Essas são algumas das diversas homenagnes que o prestigiado Oliveira Silveira recebeu. A sua influência e importância é evidenciada pelas abundantes reverências feitas em seu nome.

Fale Conosco

oliveirasilveira@ufrgs.br