Digitalização do Acervo Pessoal de Oliveira Silveira

O projeto Poeta Oliveira Silveira: digitalização e conservação de sua vida e obra, desde janeiro de 2020, deu início ao processo de conservação de documentos do acervo para o formato digital junto ao Centro de Documentação e Acervo Digital da Pesquisa (Cedap) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS.

A longo prazo, a Associação Negra de Cultura (ANdC), em parceria com a UFRGS e com a Unipampa, pretende armazenar e disseminar os dados primários de pesquisa do acervo para novos projetos. Em 2015, a Biblioteca Pública Municipal Oliveira Silveira, vinculada à Secretaria da Cultura de Osório/RS, recebeu documentos do acervo pessoal de Oliveira Silveira. Em 2019, o Instituto Estadual do Livro (IEL) da Secretaria da Cultura do RS recebeu doações do acervo de Oliveira Silveira.

No início do ano, o jornalista Rafael Glória fez uma reportagem especial no Jornal do Comércio, dando visibilidade ao acervo pessoal de Oliveira Silveira. 

Confira a matéria aqui

Enquanto local de memória e patrimônio, o Acervo Pessoal de Oliveira Silveira na Associação Negra de Cultura – AndC teve sua inscrição nº 778 homologada – na categoria “Espaço Artístico e Cultural” – junto ao “Edital da Lei Aldir Blanc” da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. Colabore com o acervo, você também!