Estágios

Estágio Obrigatório

De acordo com a decisão  nº 31/2007 – CEPE/UFRGS “os estágios de docência são atividades de ensino de caráter teórico-prático, obrigatórias à integralização de qualquer um dos cursos de licenciatura da UFRGS, conforme projeto pedagógico de cada curso, e compreendem um conjunto de atividades para a atuação do professor, envolvendo interação com a comunidade escolar, compreensão da organização e do planejamento escolar, o planejamento, a execução e a avaliação de atividades docentes de acordo com a legislação vigente”.

O planejamento e a realização da docência no Curso de Licenciatura em Pedagogia iniciam na sexta etapa no âmbito da Educação Infantil perfazendo 150 horas entre atividades de planejamento e a realização da docência propriamente dita. Na etapa seguinte o estágio de Docência está vinculado aos anos iniciais do Ensino Fundamental e na sétima etapa na Educação de Jovens e adultos.

Em concordância com a resolução CEPE/UFRGS 31/2007, o estágio se constitui como atividade de ensino supervisionada, que conta com uma equipe de duas figuras: o orientador e o supervisor de estágio. Suas funções serão desempenhadas de acordo com as funções atribuídas pela referida resolução.

Ambos, orientador e supervisor, terão papel fundamental nos aspectos didáticos da atividade de estágio e trabalham em equipe. O estabelecimento do professor supervisor é firmado, amparado e regulamentado através de convênio entre a UFRGS e a escola/secretaria de educação, como também prevê a resolução CEPE/UFRGS 31/2007. A fim de ampliar as possibilidades de supervisão de estágio e de facilitar sua dimensão didática, os orientadores UFRGS indicarão aos estagiários as aulas que deverão ser gravadas, com a devida autorização de imagem por parte dos pais e dos próprios alunos. Essas gravações serão usadas como materiais de análise nas atividades assíncronas suportadas pelo AVEA e nas atividades presenciais de videoconferência, contribuindo para a dimensão formativa dos estagiários, além de se constituírem como registros de efetivação da atividade dentro dos parâmetros didáticos e conceituais definidos pelos respectivos supervisor e orientador.

 

O Programa de Estágio Curricular não obrigatório, regulamentado pela Resolução nº 29/2009, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é coordenado pela Secretaria de Assuntos Estudantis – SAE, dirigido aos alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, tendo por objetivo a complementação do ensino e da aprendizagem através de uma vivência prática com o cotidiano do campo profissional.