2017

TESES

Boos Júnior, Harry (2017) [Tese]

Este estudo teve por objetivo compreender aspectos da biologia e distribuição dos crustáceos marinhos de profundidade: Chaceon ramosae para analisar parte de seu ordenamento pesqueiro, Bathynomus giganteus e B. miyarei …

Análise cladística de Spartocerini Amyot & Serville, 1843 (HEMIPTERA, HETEROPTERA, COREIDAE) 

Cardoso, Giovanna Monticelli (2017) [Tese]

A ordem Isopoda é um dos o grupo mais diverso dentre os crustáceos, sendo composta por dez subordens. Os representantes da subordem Oniscidea, conhecidos como “tatuzinhos de jardim”, obtiveram grande sucesso no domínio do …

Morcegos insetívoros aéreos neotropicais : identificação acústica e padrões de estruturação de assembleias 

Ribeiro, Felipe Bezerra (2017) [Tese]

Os lagostins de água doce sulamericanos (Família Parastacidae) são representados por três gêneros: Parastacus Huxley, 1879, Samastacus Riek, 1971 and Virilastacus Hobbs, 1991. Esse grupo é distribuído no Sul do Brasil (Rio …

Análise comparativa da fauna de aranhas de solo em áreas de campo com e sem pastejo no Pampa gaúcho 

Gomes, Kelly Martinez (2017) [Tese]

Os lagostins de água doce são crustáceos encontrados em várias regiões do mundo, com a ocorrência das famílias Astacidae e Cambaridae no hemisfério norte e Parastacidae no hemisfério sul. Os parastacídeos estão distribuídos …

Biologia e conservação de Chaceon ramosae (DECAPODA: GERYONIDAE), Bathynomus giganteus e B. miyarei (ISOPODA: CIROLANIDAE) no talude continental do sudeste e sul do Brasil 

Kubiak, Bruno Busnello (2017) [Tese]

Os diferentes aspectos relacionados à biologia e história de vida de uma espécie são moldados pela seleção natural relacionada com o ambiente ocupado. Além disso, as espécies não vivem isoladas e interações intra e …

Taxonomia e relações filogenéticas dos lagostins de água doce do gênero Parastacus Huxley, 1879 (Crustacea, Decapoda, Parastacidae) 

Rosso, Pedro (2017) [Tese]

Ischnopelta Stål, 1868 foi proposto como subgênero de Discocephala Laporte, 1832 e tratado como gênero por Berg, em 1891. Rolston, em 1990, redescreveu o gênero e o incluiu em uma chave de identificação de gêneros de …

Os lagostins de água doce da América do Sul (Crustacea: Decapoda: Parastacidae) : modelagem de distribuição e diversidade genética 

Silva, Priscilla Caroline (2017) [Tese]

O objetivo principal deste trabalho foi realizar a reconstrução das relações filogenéticas das espécies do gênero Deuterodon, testando suas possíveis relações com espécies de outros gêneros de Characidae que possuem um …

Padrões de atividade de morcegos insetívoros aéreos no limite sul da Mata Atlântica : influência de variáveis meteorológicas e do habitat 

Wood, Camila Timm (2017) [Tese]

Os isópodos terrestres possuem uma cutícula protetora que mantém a forma corporal, permite locomoção e comunicação com o ambiente e protege contra dessecação, infecção e predação. Assim como nos demais crustáceos, a cutícula …

Diversidade de aranhas (ARACHNIDA: ARANEAE) em áreas de campos sulinos, de domínio dos Biomas Pampa e Mata Atlântica 

DISSERTAÇÕES

Aguilar, Adriana Patricia Arias (2017) [Dissertação]

Os morcegos, ordem Chiroptera, são ecologicamente o grupo mais diverso dos mamíferos e após Rodentia ocupam o segundo lugar em diversidade taxonômica. Devido à sua dramática radiação ecológica e evolutiva, ocupam virtualmente …

Influência de fatores bióticos e abióticos sobre o comportamento, ecologia e evolução da espécie Ctenomys minutus (RODENTIA: CTENOMYIDAE) 

Almeida, Lana Resende de (2017) [Dissertação]

A sobre-exploração humana tem causado uma degradação generalizada e perturbação dos ecossistemas de água doce, os mais ameaçados do mundo. A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, no estado do Rio Grande do Sul, é considerada …

Estrutura da comunidade de aves florestais em gradiente altitudinal na porção sul da floresta atlântica brasileira : apoio a planos de manejo/ação em unidades de conservação 

Avendaño Forero, José Mauricio (2017) [Dissertação]

A família Cydnidae inclui espécies de percevejos-cavadores, tem distribuição mundial, com mais de 750 espécies em 93 gêneros, divididos em cinco subfamílias. São fitófagos e a maioria das espécies provavelmente polífagas, …

Filogenia e biogeografia de Ischnopelta STÅL, 1868 (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE: DISCOCEPHALINAE) 

Chaves, Thais Stefanski (2017) [Dissertação]

Os padrões de atividade de muitas espécies de morcegos têm sido frequentemente associados à disponibilidade de alimento, à estrutura da vegetação e ao clima. Usualmente há maior atividade em áreas com maior disponibilidade …

Análise filogenética de três grupos de espécies de RHINOCRICUS KARSCH, 1881 (DIPLOPODA, SPIROBOLIDA, RHINOCRICIDAE) SENSU SCHUBART, 1951 

Costa, Wanessa da Silva (2017) [Dissertação]

Spartocerini (Hemiptera, Coreidae, Coreinae) inclui atualmente seis gêneros, com distribuição nas regiões Neártica e Neotropical. Não há, até o momento, hipóteses filogenéticas para os componentes da tribo, e tampouco sua …

Revisão taxonômica e análise filogenética em Bathytropidae Vandel, 1952 (CRUSTACEA: ISOPODA: ONISCIDEA) 

Franco, Danielle (2017) [Dissertação]

Embora reduzida e fragmentada relativamente à sua distribuição original, o bioma Mata Atlântica apresenta um dos maiores graus de riqueza e de endemismo faunísticos do mundo, abrigando cerca de 900 espécies de aves. No sul …

Cutícula e ciclo de muda de duas espécies de isópodos terrestres (Crustacea : Isopoda: Oniscidea) 

Fuster, Dario Ruben Faustino (2017) [Dissertação]

As populações de Heptapterus mustelinus do rio Uruguai, sistema da Laguna dos Patos e os rios dos sistemas costeiros do sul do Brasil e Uruguai foram revisados com dados morfológicos e moleculares. Duas novas espécies de …

História natural, ecologia populacional e genética de Salvator merianae (DUMÉRIL & BIBRON, 1839) (SQUAMATA, TEIIDAE) no sul do Brasil 

Marta, Kimberly da Silva (2017) [Dissertação]

Os Campos Sulinos são uma fisionomia de vegetação encontrada no Sul do Brasil. Integram dois Biomas brasileiros, sendo eles a Mata Atlântica e o Pampa. Desenvolvem-se em clima temperado e úmido, com chuvas bem distribuídas …

Revisão taxonômica de Heptapterus mustelinus (Valenciennes, 1835) (Siluriformes: Heptapteridae) 

Rodrigues, Patricia Elesbão da Silva (2017) [Dissertação]

Rhinocricus Karsch, 1881 possui atualmente 207 espécies descritas e distribuídas principalmente pelo continente americano, das quais 65 são descritas para o Brasil. A descrição do gênero foi baseada na presença de escobinas …

Filogenia e taxonomia de percevejos-cavadores do gênero Cyrtomenus Amyot & SERVILLE (HEMIPTERA: CYDNIDAE), pragas de diferentes culturas na Américas do Sul 

Silva, Guilherme Oyarzabal da (2017) [Dissertação]

O Pampa é um bioma do tipo savana exclusivo da região Neotropical, situado na porção sul da América do Sul, cobrindo a Argentina, o Uruguai e o Brasil. O clima é quente temperado e úmido, com temperaturas anuais que variam …

Lontra longicaudis (OLFERS, 1818) : revisão do conhecimento existente e análise da influência da qualidade da água sobre a sua ocorrência na Bacia do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil