Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBAN) visa a formação de profissionais qualificados em pesquisa e desenvolvimento científico em três áreas principais de atuação:
– Biologia e Comportamento Animal;
– Biodiversidade;
– Biologia Comparada.

Com forte produção científica e a ênfase na realização de convênios e intercâmbios nacionais e internacionais em busca da excelência científica, o PPGBAN recebeu conceito 5 na última avaliação da CAPES, confirmando sua evolução e tendência de crescimento.

O PPGBAN possui projetos em desenvolvimento em cooperação internacional dos discentes e docentes do programa e recebimento de alunos do exterior. Com isso os discentes do PPGBAN têm um ganho qualitativo importante na sua formação, com a possiblidade de complementar sua formação no exterior e no próprio programa com a vinda de pesquisadores estrangeiros.

As atividades de pesquisa dos discentes são realizadas nos laboratórios localizados no Departamento de Zoologia (Ictiologia, Herpetologia, Ornitologia e Mastozoologia, Entomologia, Carcinologia, Helmintologia, e Invertebrados Bentônicos), no Departamento de Genética (Biologia Evolutiva de Drosófilas, Genética e Evolução de Vertebrados) e no Departamento de Fitossanidade. Todos os laboratórios estão conectados “on line” e com acesso ao Portal de Periódicos CAPES.

Os alunos do PPGBAN contam com todo o acervo e infraestrutura de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que permite consulta “on line” do acervo e aquisiçao de bibliografia via COMUT. As Bibliotecas setoriais incluem a Biblioteca do Instituto de Biociências, situada no Campus do Vale próximo as dependências do PPG Biologia Animal. Os alunos têm ainda a disposição as demais bibliotecas setoriais da UFRGS e as bibliotecas particulares de seus orientadores, incluindo livros e periódicos das suas áreas específicas.