Linhas de Pesquisa

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA, NA UNIVERSIDADE E NO LABORATÓRIO DE PESQUISA

Estudos relativos ao campo da didática das ciências que envolvem investigação dos problemas do ensino e da aprendizagem das ciências, referenciados nos saberes da ciência, da filosofia, da história da ciência e das ciências da educação. Utilizando-se dos pressupostos teóricos da pesquisa social, pretende-se desenvolver ações que envolvam o espaço escolar e o universitário, na busca de alternativas para amenizar situações problema relacionadas ao processo educacional. Algumas questões de pesquisa que permeiam e são permeadas por este contexto, são:

– as implicações da pesquisa no ensino de ciências;

– as implicações da pesquisa enquanto estratégia de formação de professores de ciências;

– as relações entre pesquisa em ciências e ensino de ciências;

– os saberes que constituem as práticas docentes;

– concepções epistemológicas sobre ciências e ensino de ciências;

– Universidade e Espaços Educativos: espaços de formação e investigação;

– implicações teóricas na construção do conhecimento científico.

Confira a lista de docentes desta linha de pesquisa

 

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE EM CIÊNCIA

 Envolvimento de professores e alunos de escolas na produção científica no laboratório experimental e publicação de resultados; avaliação de fatores que interferem na produção científica e na formação de recursos humanos. Instrumentação alternativa para o ensino de bioquímica, biologia molecular e química.

 

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS

Esta linha de pesquisa investiga os efeitos das práticas sociais processadas em diferentes instâncias – laboratório, salas de aula, na universidade e na escola, mídia, entre outras, visando compreender como os discursos e as práticas atuam na produção de “verdades” e de sujeitos. Para tanto, utiliza-se de autores vinculados ao campo dos Estudos Culturais e Estudos Culturais em Ciências, nas suas vertentes pós-estruturalistas.

Confira a lista dos docentes desta linha de pesquisa