DINTER

Informações importantes:

a-) Quanto aos créditos a cursar. Como todo mudo tem já o mestrado, os créditos cursados neste podem e devem ser integralizados para o doutorado. Neste caso, leiam as instruções na página do PPG e entrem com o pedido na Secretaria para que isto seja analisado e oficializado. Feito isto, os créditos que já oferecemos com as disciplinas do Jaison, da Regina e minha (que se chama Teoria e Metodologia I, na qual vocês já estão matriculados aqui pela Secretaria e que ocorrerá agora em maio) completam os necessários em disciplinas presenciais. Tem ainda a disciplina de Seminário de Tese que é não presencial e é realizada na combinação com os/as orientadores/as. Assim, além dos créditos do mestrado integralizados, em geral estes 16 créditos completam o necessário. Há casos em que alguém possa ter feito um mestrado em uma área muito distante da História e possa ter que, eventualmente, fazer outras disciplinas optativas, mas creio que não é o caso de nenhum de vocês.

b-) Quem ainda não o fez, deve entrar em contato com os/as orientadores/as designados/as pelo PPG o quanto antes para encaminhar a orientação. Os endereços de e-mail de todos/as estão na página do PPG.

c-) No caso de vocês que são professores/as em exercício, não será necessário realizar estágio docência.

d-) Leiam o Regimento do PPG que está na página da Internet, lá muitas das dúvidas podem ser sanadas sem necessidade e entrar em contato com a Secretaria. Caso persistam questões, entrem diretamente em contato com ela pelo endereço de e-mail.

***
Aula Inaugural: Guerras de História e políticas do tempo
Proferida pelo professor: Artur Lima de Ávila
Dia 18 de outubro de 2017
 ***
Disciplina: História, Cultura visual e visualidade
Prof. Jaíson Castro Silva
Carga horária 60h/a
***

Seminário de Cultura e Representações- Analise Bibliográfica 1- “Cultura e resistência no processo de modernidade”
Em janeiro de 2018 a professora Regina Weber ministrou o Seminário de Cultura e Representações- Analise Bibliográfica 1- “Cultura e resistência no processo de modernidade” (HIPG0043), com 4 créditos e 60 horas aulas.

 

Teoria e metodologia da História 1
Em maio, o professor Luiz Alberto Grijó foi o regente da disciplina “Teoria e metodologia da História 1”, com 4 créditos e 60 horas aulas. As atividades acadêmicas foram ministradas em Teresina/PI, junto a sede do IFPI.

 

Seminário de Pré-qualificação

Em abril de 2019, entre os dias 2 e 3 foi realizado a atividade de Pré-qualificação dos alunos do Dinter, além de uma mesa redonda com  professor  Eduardo Neumann e as professoras Mara Rodrigues e Natalia Mendez.

O exame de pré-qualificação consiste na sistematização das pesquisas desenvolvidas pelos doutorandos. O material elaborado deve constar o problema de pesquisa (o qual pressupõem o embasamento teórico-conceitual e as estratégias metodológicas) e o estágio atual do trabalho, enfatizando as fontes já levantadas, examinadas e por examinar, e o que ainda falta neste aspecto.  Durante o seminário cada aluno contou com aproximadamente  15 minutos para a apresentação dos resultados parciais aos professores da banca e demais colegas.Esta atividade é um exercício prévio e preparatório ao Exame de Qualificação previsto para 2019/II.