Notícia 18 maio, 2016

Acidente de Fukushima é tema de palestra da Física na Livraria Cultura

O Instituto de Física promove nesta quinta-feira, dia 19, a palestra Fukushima: passado, presente e futuro, na Livraria Cultura. A atividade aborda o acidente nuclear de Fukushima, ocorrido em março de 2011, causado por um terremoto de magnitude 9 na escala Richter, seguido de um tsunami, atingiu a província de Fukushima, no leste do Japão. O professor Johnny Ferraz Dias abordará na palestra os conceitos básicos de física nuclear relacionados com o acidente, incluindo os princípios de funcionamento dos reatores de Fukushima Daichii. Serão discutidos também os eventos que levaram ao derretimento do núcleo do reator e suas consequências, além das medidas adotadas pelos japoneses para a remediação dos problemas causados pela contaminação radioativa de solos, água e alimentos em geral. O futuro da utilização da energia nuclear, seus benefícios e riscos também serão abordados.

O palestrante é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo e doutor em Ciências Físicas pela Universiteit Gent (Bélgica). Entre 2007 e 2008 realizou pós-doutorado no Louisiana Accelerator Center, pertencente à University of Louisiana at Lafayette (Estados Unidos). Atualmente é professor titular do Instituto de Física da UFRGS e coordenador dos aceleradores do Laboratório de Implantação Iônica.

A palestra começa às 19h30, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80 – Loja 302). Como ingresso, é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível que será distribuído às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Fonte: UFRGS Notícias

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)