Notícia 29 março, 2016

Sobreviventes do Holocausto relatam suas histórias em evento na UFRGS

O painel Compromisso Moral e Lições de Solidariedade, realizado pelo Museu da UFRGS, contará com relatos de quatro sobreviventes da II guerra mundial. O evento ocorre nesta quinta-feira (31), às 18h30, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). As senhas para participar da atividade estão disponíveis no Museu da UFRGS, e devem ser retiradas a partir do dia 28 de março, mediante apresentação de documento de identidade. A entrada é franca.

Desenvolvido desde 2008 pelas Lojas da B´nai B´rith do Rio Grande do Sul e pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, o evento tem o intuito de incentivar e promover discussões sobre direitos humanos, à respeito da diversidade étnica, cultural, religiosa e social. A ação conta com a participação da professora e historiadora Ieda Gutfreind, como mediadora, e com quatro sobreviventes do Holocausto: Bernard Kats, 79 anos, judeu, holandês, foi escondido por famílias holandesas; Hertha Spier, judia, 97 anos, foi confinada no Gueto de Cracóvia e depois prisioneira em três campos de concentração; Curtis Stanton, 86 anos, judeu, alemão, foi ofendido, diversas vezes, na sua escola por ser judeu e esteve no campo de concentração de Aushwitz; Johannes Melis, 77 anos, católico, holandês, cujos pais abrigaram, durante a guerra, duas famílias judias, além de pilotos ingleses, canadenses e americanos.

O evento encerra uma série de atividades desenvolvidas em conjunto com a exposição As Meninas do Quarto 28, que segue aberta à visitação  no Museu da UFRGS até 31 de março.

Para mais informações, entre em contato através do telefone: 51 3308.4830 ou pelo e-mail museu@museu.ufrgs.br

 

Fonte: UFRGS Notícias

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)