Foto: Photopin
Notícia 16 junho, 2016

III Sabadão e Domingão dos Contrabaixos da UFRGS acontece na próxima semana

Será realizado nos dias 25 e 26 de junho a terceira edição do Sabadão e Domingão dos Contrabaixos da UFRGS. O evento é gratuito e aberto ao público. O evento acontece no Auditorium Tasso Corrêa, no prédio do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248 – Centro).

Programação:

25/06 – Sabadão

10h – 12h: Palestra e Bate-Papo com o Maestro Manfredo Schmiedt
Para alunos e estudantes de música é de suma importância o entendimento de como os protocolos de postura e profissionalismo de músicos de orquestra funcionam. Da mesma forma, é sempre muito revelador as demandas e perspectivas de Maestros para com os candidatos a vagas em orquestras e as demandas em audições de orquestra. Por fim, é muito raro a oportunidade de uma conversa com Maestros, e esta será uma grande oportunidade de os alunos poderem sanar suas dúvidas com um momento aberto a perguntas.

14h – 18h: Ensaio Geral e Masterclass
Os alunos de contrabaixo da UFRGS farão um ensaio geral em forma de masterclass com o professor Alexandre Ritter e com o acompanhamento do pianista Érico Bezerra. Teremos tempo para discutir tópicos sobre o contrabaixo e abriremos para perguntas e reflexões. Todos os interessados serão muito bem-vindos.

26/06 – Domingão

11h: Grande Concerto
Os alunos de contrabaixo da UFRGS executarão em formato de concerto o repertório trabalhado no Sabadão, e para encerrar o concerto, o Quarteto de Contrabaixos da UFRGS executará uma obra muito especial!


Com Mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e Graduação em Regência pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), Manfredo Schmiedt participou de cursos de regência na Alemanha, na Holanda, na Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico, recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: “Pi Kappa Lambda Music Honor Society” e “Director’s Excellence Award”. Foi regente convidado no “High School Workshop”, promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no “Concurso Jovens Regentes”, promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Recebeu o “Prêmio Açorianos de Música” por sua participação como maestro na peça “A História do Soldado”, de Stravinsky. Em sua experiência como regente de coros, destacam-se seus trabalhos com o Coro Sinfônico da OSPA, Coral 25 de Julho, de Porto Alegre, e Coro de Câmara Ars Vocalis. Manfredo Schmiedt nasceu em Porto Alegre. Com dez anos iniciou seus estudos musicais estudando trompete e, atualmente é o Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul – OSUCS e regente do Coro Sinfônico da OSPA.

Érico Bezerra é mestre em Piano-Performance pela Illinois State University, EUA e bacharel em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre seus professores estão Dr. Tuyen Tonnu, Dr. Joshua Russel e Dr. Ney Fialkow. Participou de vários concursos, obtendo premiações no XXIII Concurso Latino-Americano Rosa Mística, VI Concurso Nacional de Piano “Profª. Eugência Stangler de Oliveira”, 1º Concurso Nacional Luiz Thomaszeck e VII Concurso de Piano Profª. Edna Bassetti Habith. Como pianista colaborador, Érico tem atuado intensamente com inúmeros músicos, coros e orquestras, como Coro Sinfônico da OSPA, Orquestra UnisinosAnchieta, Camerata Florianópolis, além de participar como pianista correpetidor no X Festival de Música de Santa Catarina e I Concurso Nacional de Violas da Paraíba. Atualmente é pianista colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O contrabaixista brasileiro Alexandre Ritter desenvolve desde 2000, trabalho artístico, pedagógico e de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Porto Alegre/RS). Alexandre recebeu ambos os títulos de Doutor e Bacharel em Performance pela The University of Georgia (EUA). Sua formação musical e acadêmica também inclui um ano de mestrado em Performance de Contrabaixo na University of British Columbia (Canadá). Além disso, Alexandre já participou de vários importantes festivais de música, como na renomada Academia Musicale Chiggiana (com Diploma di Mérito), em Siena na Itália, e no Campus Internacional di Musica, em Sermoneta também na Itália, bem como no Banff Festival Orchestral, no Canadá, e no North Caroline School for the Arts Orchestral Program, nos EUA. Seu trabalho como músico sinfônico, pesquisador, camerista e solista o tem levado a tocar e apresentar palestras na Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, Holanda, Itália e EUA.

 

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)