Foto: Lorence Grimmeinsen
Notícia 29 julho, 2016

Recital a dois pianos poderá ser conferido no IA

O Auditorium Tasso Corrêa recebe na noite desta terça-feira, dia 2, o recital a dois pianos com Guigla Katsarava e Ney Fialkow. No programa, obras de Rachmaninoff, Shostakovich, Gustavino e Ravel. Este programa é o que os pianistas vão tocar em outubro na Salle Cortot, em Paris. Com entrada franca, a apresentação será às 19h. O Instituto de Artes fica à Rua Senhor dos Passos, 248 (Campus Centro).

Guigla Katsarava nasceu em Tbilissi, Geórgia, e concluiu seus estudos musicais com distinção notável no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, bem como no “Franz Liszt Hochschule”, em Weimar, Alemanha, e no “Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse”, em Paris. Guigla Katsarava inscreve-se na grande tradição da escola russa de piano, embora tennha personalidade musical única. O lendário Lazar Berman descreveu as interpretações de Katsarava como “impregnadas com verdadeira compreensão de estilo e com um toque pessoal artístico”. Guigla Katsarava tem realizado recitais e concertos de música de câmara e com orquestra em muitos países em toda a Europa, bem como nos territórios da antiga União Soviética, EUA, Brasil, Japão e no Oriente Médio. Pedagogo reconhecido e muito requisitado, Guigla Katsarava é professor titular na “Ecole Normale de Musique de Paris Alfred Cortot” e ensina também em várias masterclasses na França e no exterior.

Ney Fialkow é um dos destacados músicos do cenário naciona. Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, Fialkow tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor da UFRGS.  Em parceria com o aclamado violinista Carmelo de los Santos, lançou o CD “Sonatas Brasileiras” gravado ao vivo, tendo sido acolhido pelo público e crítica especializada como “um dos melhores registros que o Brasil produziu de sua música de câmera”, recebendo o prêmio de Melhor CD erudito do Prêmio Açorianos 2009.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)