Foto: Leonardo Munhoz de Moraes
Notícia 16 maio, 2016

Um dia no Instituto de Biociências

26429724343_b35267b8fa_o

Foto: Leonardo Munhoz de Moraes

Em um dos maiores institutos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o cronograma de atividades no UFRGS Portas Abertas 2016 foi extenso. A manhã deste último sábado (14), no Campus do Vale, foi recheada de conhecimentos sobre biotecnologia, biologia e biofísica.

No Departamento de Biotecnologia, alunos fizeram uma apresentação sobre a grade curricular, que contém muitas disciplinas de química, física e biologia e as habilitações do curso, que se subdividem em biotecnologia molecular e bioinformática. Também foi falado sobre o mercado de trabalho, cuja principal área é a alimentícia, mas que também é necessária na tecnologia agrícola, saúdes humana e pública, criminalística, indústria farmacêutica, energia renovável, entre outros. O curso de biotecnologia da UFRGS foi criado em 2010 e ainda passa por reformulações.

Foto: Leonardo Munhoz de Moraes

Foto: Leonardo Munhoz de Moraes

O setor de Biologia foi um dos mais movimentados do Instituto. Nele, ocorreu uma exposição sobre o trabalho do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR), grupo que desenvolve projetos de pesquisa em biologia marinha e costeira e gestão ambiental na área. Na exposição “O Desenvolvimento dos Artrópodes”, os visitantes puderam conferir, além dos resultados de um projeto de pesquisa sobre a interação dos artrópodes com o meio ambiente, várias amostras de formigas, baratas, vespas, aranhas, borboletas, entre outros.

No Herbário do Instituto, foram expostos exemplares de plantas tóxicas, como a mamona, ameaçadas, como o butiá e medicinais, como a marcela. Na área da Zoologia, foi possível conhecer mais sobre os mamíferos, os anfíbios e os répteis. Por fim, no Departamento de Botânica, houve a aula prática “Como São as Plantas por Dentro?”, em que os visitantes puderam observar o vacúolo, os cloroplastos e a parede celular de vegetais.

Foto: Leonardo Munhoz de Moraes

Foto: Leonardo Munhoz de Moraes

No departamento de Biofísica, aconteceu a aula “Como se Estuda as Bases Biológicas da Memória e do Aprendizado”, em que se explicou como funciona a memória tanto em humanos quanto em animais.

Texto: Ananda Zambi – Aluna de Jornalismo (FABICO/UFRGS)

Confira as fotos das atividades no Campus do Vale no FLICKR.

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)