Foto: Yamini Benites
Notícia 16 maio, 2016

Visitas guiadas marcam o Portas Abertas 2016 no Campus Olímpico

Quem foi conhecer a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS ficou encantado com a recepção da faculdade, que aconteceu na manhã de sábado (14), durante o UFRGS Portas Abertas 2016.

Foto: Yamini Benites

Foto: Yamini Benites

Nicole Correa, de 16 anos e estudante do último ano do Colégio Sinodal do Salvador de Porto Alegre, não deixou de conferir todos os cursos da ESEFID durante as visitas guiadas pelo Campus. Ela contou que veio ao evento para saber mais sobre Fisioterapia e Dança; são os cursos que Nicole está em dúvida para prestar o vestibular da UFRGS no ano que vem.

— É muito bonito, bem grande. Eu nunca tinha vindo aqui, ano passado meus colegas vieram, mas eu acabei não vindo. Agora que vim eu gostei, achei bem legal. — comentou Nicole.

A estudante foi visitar o Campus Olímpico acompanhada da irmã, Jade Correa, de 14 anos, que apesar de ainda estar no 8° ano já decidiu seu curso: gostaria de fazer Dança na UFRGS. O pai, Lídio Freitas, que também acompanhava Nicole, disse que era a primeira vez que entrava em uma faculdade fora da sua área, exatas, e que ficou bastante impressionado com o fato de os cursos da ESEFID serem tão voltados para as pessoas.

— Os cursos parecem todos muito dinâmicos, muito ativos. Na área de exatas a gente acaba estudando sozinho, não tem essa interação toda com as pessoas. Aqui já desde o início tu estás lidando com gente, né? E isso vai se refletir depois no mercado de trabalho.


Visitas guiadas dos cursos de Educação Física e Fisioterapia

Depois da recepção e apresentação inicial dos cursos aos visitantes, na Sala de Aula Rítmica, os estudantes se separaram em grupos pelos cursos de interesse, para visitarem as instalações da faculdade com os guias.

Foto: Yamini Benites

Foto: Yamini Benites

O primeiro grupo que conheceu a estrutura da Educação Física já foi logo avisado pelo guia — Vamos ter que caminhar um pouquinho — disse, brincando. Numa longa caminhada, os estudantes conheceram o imenso e bonito Campus Olímpico: os setores Neuromuscular e Avaliação Funcional e Postural, a Pista de Atletismo, o Campo de Futebol, o Ginásio de Ginástica e o Centro Náutico, tudo apresentado pelo Éder, estudante do 8° semestre de Educação Física. Lá, o grupo viu a academia de musculação e a área das piscinas, onde acontecem atividades de extensão como natação e hidroginástica. No térreo, fizeram uma volta por baixo das piscinas (onde ficam as máquinas que aquecem a água) e os visitantes curiosos gostaram de poder enxergar o interior das piscinas por pequenas janelinhas, localizadas nas paredes.

Foto: Yamini Benites

Foto: Yamini Benites

Já o grupo que foi conhecer as instalações da Fisioterapia, pode medir a pressão arterial com estudantes do curso. Depois, foram apresentados a Clínica de Fisioterapia, seus equipamentos e funcionamento.

Ao final das visitas guiadas, os estudantes receberam um tíquete para a Barraquinha de Pipoca, montada no pátio da faculdade, especialmente para o Portas Abertas. Depois de recarregarem suas energias com a pipoca, o Ginásio 1 ficou liberado para experimentarem diversos esportes, com o auxílio de professores e alunos da Educação Física.

A Pró-Reitora de Extensão da UFRGS, Professora Sandra de Deus, esteve no Campus Olímpico, conferindo as atividades do UFRGS Portas Abertas.

— Cada ano fica melhor. E esse ano o dia está ajudando muito a fazer um evento como este; com todos os cursos aqui da ESEFID participando, alunos, professores, muitos visitantes e muitas atividades. Realmente fica um dia lindo, um dia de UFRGS Portas Abertas mesmo.

Texto: Cássia de Oliveira – Aluna do Curso de Jornalismo (FABICO / UFRGS)

Veja mais fotos no FLICKR

Share this:

Notícias relacionadas:

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria, 5° andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 90040-060

divulgacao@prorext.ufrgs.br - +55 51 3308.3374 (Atendimento: 9h-12h e 14h-17h30)