Use o botão abaixo para reportar erros ou dar sugestões.

Cálculo Numérico - Versão Python

Capítulo 2
Representação de números e aritmética de máquina


Neste capítulo, abordaremos formas de representar números reais em computadores. Iniciamos com uma discussão sobre representação posicional e mudança de base. Então, enfatizaremos a representação de números com quantidade finita de dígitos, mais especificamente, as representações de números inteiros, ponto fixo e ponto flutuante em computadores.

A representação de números e a aritmética em computadores levam aos chamados erros de arredondamento e de truncamento. Ao final deste capítulo, abordaremos os efeitos do erro de arredondamento na computação científica.

Ao longo do capítulo, faremos alguns comentários usando códigos em Python 2.7. Nestes, assumiremos que os seguintes módulos estão carregados:

>>> from __future__ import division  
>>> import numpy as np

A primeira instrução garante que divisões de números inteiros sejam computadas em ponto flutuante (double) e a segunda carrega a biblioteca de computação científica numpy.

Creative Commons License Este texto é disponibilizado nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC-BY-SA 3.0). Página gerada em 15/5/2019 às 15:24:50.

Informe erros ou edite você mesmo!